• Banner para acesso ao site bahia.com.br
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Parlamento Feminista

Notícias

22/11/2019 15:11

Dia da Baiana do Acarajé tem programação comemorativa neste sábado

Comemorado normalmente no dia 25 de novembro, o Dia Nacional da Baiana do Acarajé terá sua programação festiva antecipada para este sábado (23). Missa, feira, desfile de moda, almoço e apresentações culturais marcarão as celebrações promovidas pela Associação das Baianas do Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) no Centro Histórico de Salvador, com apoio da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur).

 

Às 9 horas, será celebrada Missa em Ação de Graças na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Às 10 horas, será aberta a Feira de Empreendedoras Negras, na Praça da Cruz Caída. A programação prossegue no mesmo local com o Desfile de Moda Plus Size, promovido pelo coletivo Rumo ao Sucesso, a partir das 11 horas.

 

Ao meio-dia tem almoço comemorativo, com feijoada. Já a partir das 14 horas começam as apresentações culturais, com as bandas  D'Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light. Está prevista também concentração das baianas no Largo do Pelourinho e ato ecumênico com ialorixá, padre e pastor.

 

A baiana do acarajé é considerada um símbolo histórico da Bahia e seu ofício é registrado como Patrimônio Nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para turistas que visitam o estado, dirigir-se a um tabuleiro de baiana para degustar suas iguarias é praticamente uma parte obrigatória do roteiro.



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.