29/11/2019 15:11

Setur dialoga com câmaras técnicas do Sertão e Jiquiriçá

O secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, visitou nesta quinta-feira (28) as cidades de Feira de Santana e Santa Teresinha para dialogar com autoridades, lideranças e representantes das câmaras técnicas de Turismo das zonas turísticas Caminhos do Sertão e Caminhos do Jiquiriçá. O objetivo era conhecer melhor suas potencialidades turísticas e as principais demandas para promover seu desenvolvimento.

Em Feira de Santana, cidade da zona turística Caminhos do Sertão, o secretário fez uma explanação das principais ações da Secretaria  do Turismo do Estado (Setur) para o crescimento do turismo na Bahia. Em seguida, ouviu dos representantes de alguns dos 13 municípios desta zona a oferta turística de cada uma e suas maiores carências.

"Temos o desafio de transformar nosso potencial turístico em desenvolvimento econômico, mas precisamos investir muito na qualificação dos municípios como um todo", afirmou o presidente da Câmara Técnica do Turismo Caminhos do Sertão, Getúlio Andrade.

"Meu exercício aqui é ouvir as demandas e entender para, juntos, fazermos um turismo transformador e gerador de emprego e renda", disse Fausto Franco.

O diretor da Setur, Jorge Ávila, defendeu que o investimento da iniciativa privada é fundamental  para o crescimento da atividade turística em cada município. Já o diretor de Regulação e Certificação da Setur, Divaldo Borges, alertou sobre a importância de cada município investir em infraestrutura e capacitação  para poder recepcionar os visitantes de forma adequada.

Participaram dentre outros, do encontro, realizado pela manhã na sede do Senac em Feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Feira, Antônio Carlos Borges Jr., representando o prefeito Colbert Martins Filho; a diretora do Senac, Ângela Dias, e o representante do setor turístico, Marcelo Alexandrino Souza.

Caminhos do Jiquiriçá - À tarde, outro encontro aconteceu no Hotel Fazenda Bastião, no município de Santa Teresinha, com representantes da  Câmara Técnica de Turismo Caminhos de Jiriquiçá. As potencialidades turísticas de alguns dos principais  municípios desta zona foram apresentadas ao secretário Fausto Franco.

O turismo esportivo e de aventura é destaque em Santa Teresinha; em Milagres, o forte  é o turismo religioso; Cruz das Almas tem no São João seu principal atrativo; Varzedo destaca-se pelo ecoturismo; Jiquiriçá tem cachoeiras como a dos Prazeres.

"Há muitos atrativos em Santa Teresinha, mas não temos uma rota definitiva construída para que os turistas fiquem mais tempo aqui", afirmou o prefeito José Santana, o Zé de Zila.

"Nosso desafio é que esta zona seja destaque na Bahia e no Brasil", disse o presidente da Câmara Técnica Caminhos do Jiquiriçá, Iuri Pinto.

O secretário Fausto Franco destacou a diversidade da oferta turística da Bahia, enriquecida mais ainda com os atrativos dos Caminhos do Jiquiriçá. "Para mim estar aqui está sendo uma experiência muito positiva, pois é um olhar diferenciado que  nos permite constatar que cada município tem suas particularidades, mas acabam se completando", afirmou.

Também participaram do encontro, dentre outros, o presidente da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, Arnaldo Maciel, e o empresário William Almeida.

Na próxima quinta-feira (5), o secretário Fausto Franco visita Paulo Afonso e Santa Brígida, na região dos  Lagos e Cânions do São Francisco, cumprindo assim seu propósito de visitar todas as zonas turísticas baianas no ano de 2019.