• banner gov

Notícias

04/12/2019 10:12

Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos levou mais de 2 mil pessoas para o Passeio Público


 


 

O fim de semana foi marcado pela 1ª edição do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos. Sediado no Passeio Público - Campo Grande, o projeto trouxe ao longo do sábado (30) e domingo (1), palestras, workshops, performances artísticas, ações sustentáveis, debates e cozinha demonstrativa, sempre com a intenção de fomentar a cultura baiana e reconhecer os saberes dos 18 municípios interligados pela Baía de Todos-os-Santos, valorizando o potencial do turismo cultural na região.

 

Realizado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Turismo – Setur e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Bahia (Prodetur Bahia), e produção do consórcio GKS/DAVENTURA, o evento reuniu ao longo dos dois dias, mais de 2 mil pessoas que se dividiram entre as programações do Núcleo de Conhecimento, Território BTS, Tenda das Manifestações, Cozinha BTS, Quiosque Vivências e Praça de Alimentação.

 

“O festival trouxe a Salvador uma síntese inspiradora da cultura existente na Baía de Todos-os-Santos, que se traduz em importante atrativo turístico da região. Tivemos um grande público desfrutando e conhecendo a oferta turística existente nos 18 municípios que fazem parte da Baía de Todos-os-Santos”, garante o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco.

 

Em clima de cidadania, empreendedorismo e valorização cultural, o Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos reuniu grupos produtivos, comerciantes, empresários, artistas e lideranças, adotando boas práticas de sustentabilidade como a neutralização do carbono, gestão responsável do lixo e engajamento de voluntários.

 

“O festival alcançou um grande objetivo que foi unir o turismo e a cultura de forma singular, valorizando e preservando os saberes tradicionais existentes, sendo esses os principais elementos que vão fortalecer o turismo de experiência na região”, afirma Márcio Franco, coordenador-geral do Prodetur Bahia, que visa à ampliação do fluxo de visitantes e geração de empregos formais e incremento de renda na Baía de Todos-os-Santos.

 

Contando com o voluntariado de alunos do curso de Turismo e Hospitalidade da Universidade do Estado da Bahia, o festival assumiu o compromisso de EVENTO NEUTRO em Carbono, o que significa que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da sua montagem, realização e desmontagem foram devidamente quantificadas e ambientalmente compensadas.

 

“Nosso maior objetivo sempre foi integrar, gerar diálogo e troca de conhecimento entre os cidadãos dessa linda Baía que nos cerca. Acredito que, nesse ponto, as expectativas foram superadas. Todas as pessoas que vieram até nós vão agora com melhor noção e valorização desse grande acervo que representa tanto para todos”, conclui André Sá, coordenador executivo do festival.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.