• banner gov

Notícias

08/12/2019 16:12

Festa da Conceição da Praia emociona os fiéis nas ruas do Comércio


Milhares de pessoas assistiram à missa campal rezada pelo arcebispo primaz do Brasil dom Murilo Krieger, na manhã deste domingo (8),  em homenagem à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, em frente à igreja dedicada a ela, na área do Comércio, em Salvador. Em seguida, a multidão acompanhou a procissão da imagem da santa pelas ruas próximas, até o retorno ao templo, por volta do meio-dia.

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, representou o governador Rui Costa na solenidade e acompanhou toda a procissão, até o retorno ao interior da igreja. “É uma festa bonita e emocionante que todos os baianos devem valorizar muito e, sem dúvida, mostra a força das tradições da Bahia para as pessoas que visitam a cidade neste início de alta estação”, afirmou ele, diante da imagem da santa nas ruas do Comércio.

A homenagem à santa padroeira do Estado da Bahia – uma devoção que completa 470 anos neste 8 de dezembro – é um dos pontos marcantes do início do calendário de festas de verão da Bahia, aberto no dia 4 com a missa a Santa Bárbara, no Pelourinho. Os devotos e, entre eles, turistas, concentram-se diante do palanque para acompanhar as orações e os cânticos do coral da Basílica Nossa  Senhora da Conceição da Praia, sob a direção do maestro David Alves Tourinho.

Este ano, a festa coincidiu com os 50 anos de ordenação sacerdotal de dom Murilo Krieger, completados no sábado (7), e do Papa Francisco, no próximo dia 13, mas celebrados desde este domingo nas missas da Diocese de Roma.

Primeira santa canonizada da Bahia, Santa Dulce dos Pobres recebeu uma homenagem especial na celebração e teve sua imagem conduzida também na procissão, assim como as imagens de São José com o Menino Jesus, do Divino Pai Eterno, de São Domingos e de Santa Bárbara, além da bela imagem rodeada de rosas da Conceição da Praia. Na saída da igreja foram conduzidos inicialmente o estandarte e as bandeiras representativas dos municípios baianos.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia começou a ser construído em Salvador em 1549, por desejo do fundador da cidade, Tomé de Souza.  A capela inicial deu origem amais duas, até que, em 1946, foi erguida a Basílica. A santa foi proclamada padroeira do Estado da Bahia pelo papa Paulo VI, em 1971.

Fim da novena – Na noite de sábado (7), foi celebrada na Basílica, pelo pároco Adilton Pinto Lopes, a última missa da novena de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com a presença também do secretário do Turismo, Fausto Franco. Durante a celebração foi entronizada a imagem do Divino Pai Eterno.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.