09/01/2020 16:01

Município de Santo Estêvão apresenta projeto para dinamização do turismo

Iniciativa que contribui para alavancar o turismo em Santo Estêvão, na zona turística Caminho do Sertão, foi apresentada pelo prefeito do município, Rogério Costa, e sua comitiva ao secretário Fausto Franco, em reunião na sede da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), nesta quinta-feira (9). Intitulado Porto Castro Alves, o projeto prevê a realização de obras de urbanização nas proximidades do Rio Paraguaçu, que banha a cidade.

O empreendimento inclui a construção de equipamentos como píer flutuante, espaço gastronômico com quiosques e restaurantes, auditório para palestras e seminários, ciclovias e memorial, entre outros, além da implantação de iluminação a led. O projeto já foi aprovado por órgãos ambientais e encontra-se em vias de licitação de obras.

“É um projeto que tem tudo para atrair muitos visitantes a Santo Estêvão, contribuindo para dinamizar a atividade turística na região”, avaliou o secretário Fausto Franco durante o encontro.  Segundo o prefeito Rogério Costa, serão feitos estudos de viabilidade para a atração de investimentos privados para o projeto. “Tudo está ainda no começo, mas tem potencial para virar um roteiro turístico muito interessante”, afirmou.

Situado a 150 km de Salvador, o município de Santo Estêvão está localizado no Vale do Paraguaçu e passou a fazer parte do Mapa Turístico em 2019. Entre os municípios vizinhos estão Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu. A festa de São João atrai muitos turistas à região. Outro evento concorrido é a comemoração do padroeiro Santo Estêvão, em 26 de dezembro.
Integraram a comitiva do prefeito no encontro, dentre outros, o secretário de Administração, Gilmar Moreira de Carvalho; o secretário de Finanças, José Carlos Bastos de Santana; a assessora de Planejamento, Eliene Venas; o diretor de Cultura, Ninho Costa; o procurador Ricardo Rebelo de Matos, o diretor geral da Agersa, Walter Antonio de Oliveira Junior, e integrantes do Conselho Comunitário de Cultura e Turismo, como a vice-presidente Elizabeth dos Santos Dias, além do empresário Ruiter Franco.

O diretor de Regulação e Certificação da Setur, Divaldo Borges, também participou do encontro.