16/02/2020 12:02

Famosa no cinema, Igreja do Passo tem sino reativado

Neste domingo(16) foi inaugurado o sino da Igreja do Passo, que ganhou projeção mundial na segunda metade do século XX graças ao filme o Pagador de Promessas, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes na França.

O sino do templo, que é um dos marcos da arquitetura religiosa da Bahia, passou mais de meio século desativado e agora volta a tocar. O padre Valson Santos Sandes, que celebrou a missa, explicou que os sinos representam o "chamado de Deus, convidando o povo para as missas, para a comunhão com Deus".

De acordo Mônica Santana, da 9ª Forania da Igreja Católica, os sinos têm "grande representatividade para nós, fiéis, por isso estamos muito felizes e agradecidos com essa iniciativa".

O movimento pela reativação dos sinos de igrejas históricas de Salvador está sendo articulado pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), junto à congregação religiosa e à iniciativa privada. "O sino é algo simbólico e significativo que se perdeu com o tempo e nos inquietava perceber que Salvador, com tantas igrejas importantes, estava perdendo esta tradição do toque em horários como o meio dia e as 18 horas", disse o secretario estadual do Turismo, Fausto Franco.

*Igreja de São Domingos* neste final de semana, no sábado(15), outra igreja do Centro de Salvador inaugurou seus sinos - a da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, no Terreiro de Jesus, o sistema  automatizado, que faz o equipamento funcionar eletronicamente aconteceu durante a missa das 10 horas, rezada pelo capelão da ordem, Nilton Francisco. Na oportunidade, ele pontuou que o badalo dos sinos enche de alegria o coração de todos. "Como é bom começar o ano realizando um sonho!", concluiu o religioso.