20/02/2020 09:02

Digital influencers dos EUA visitam Bahia para conhecer Carnaval e destinos turísticos

Um grupo de 11 digital influencers dos Estados Unidos está na Bahia para conhecer o Carnaval de Salvador e atrativos turísticos do Estado.  A visita faz parte do projeto da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) de trazer formadores de opinião estrangeiros para conhecer destinos baianos e promovê-los em suas redes sociais e no youtube. A viagem é também uma parceria com a Copa Airlines.

Entre eles está o Grupo da Lexie, que conta com quase um milhão de seguidores e uma média de 30 mil likes por foto; o grupo Yes Theory, que tem mais de 5,2 milhões de seguidores e mais de meio bilhão de visualizações no YouTube; e a holandesa Nienke, considerada o maior case mundial de uma pessoa de um país que fez sucesso em outro.

"É um grupo de digital influencers relevantes e de credibilidade no mercado norte-americano, que pode dar uma visibilidade muito forte à Bahia nos Estados Unidos através das redes sociais", afirma o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga, que recepcionou o grupo no Hotel Mar Brasil, em Itapuã, junto com Jorge Ávila e William Picket, também da Setur.

Na quarta-feira (19), o grupo visitou lugares como o Pelourinho, a Casa do Carnaval e a Igreja do Bonfim. Nesta quinta, os influenciadores viajam à Costa dos Coqueiros para conhecer Praia do Forte e Costa de Sauipe e, à noite, vivenciam a experiência de desfilar em um trio elétrico no Carnaval de Salvador.

O roteiro da sexta-feira (21) inclui visita às Obras Sociais de Irmã Dulce e ao Mercado Modelo. No final da tarde, está prevista a visita a um camarote no circuito Barra-Ondina. No sábado (22), parte do grupo retorna para os Estados Unidos e outra viaja para a Chapada Diamantina, onde conhecerá lugares como Mucugê, Igatu e Rio de Contas. Nesta última cidade, vivenciará também a experiência do Carnaval. No dia 26, o restante do grupo retorna para os Estados Unidos.

Destaques - O Grupo da Lexie reúne alguns dos maiores influencers de aventura e viagem dos Estados Unidos. Inclui também o casal AcroProut e Tarzan, que pratica acro yoga (mistura de yoga e acrobacia), além da própria Lexie (Alexie Rose Alford), que se tornou a pessoa mais jovem  a visitar todos os países do mundo só com a ajuda das redes sociais como ferramenta de trabalho.

O Grupo Yes Theory é encabeçado pelo norte-americano Matt e pelo francês Thomas e possui, no total, mais de 2 milhões de seguidores, somando os seguidores de cada integrante. Foi considerado o canal de YouTube mais criativo e inspirador dos EUA de 2019 e, no momento, concorre ao prêmio YouTube Ensemble de melhor mídia social. Entre seus feitos, o Yes levou o ator Will Smith a saltar de bungee jump de um helicóptero no Grand Canyon. O vídeo com a façanha já conta com 3,2 milhões de visualizações.

A holandesa Nienke é um fenômeno da era da internet: 99% de sua audiência vem de fora do seu próprio país. Conta com mais de 3,4 milhões de inscritos no YouTube, mais de 160 milhões de views acumulados. Recentemente, quebrou a marca de 1 milhão de seguidores no seu instagram.

Início - O projeto da Setur de trazer digital influencers à Bahia começou em janeiro com a vinda da panamenha Sheldry Sáez para conhecer e divulgar pontos turísticos da Bahia. Ela acumula 367.571 seguidores no Instagram, 96.566 no Twitter e 36 mil no Facebook. Em 2019, passou a apresentar o programa turístico "Panorama das Américas".