20/02/2020 18:02

Ministro do turismo ouve demandas de representantes do setor na Bahia

Lideranças do trade turístico da Bahia reuniram-se com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, na tarde desta quinta-feira (20), no Hotel Fasano (Praça Castro Alves), para apresentar  suas principais demandas e discutir ações a serem desenvolvidas em conjunto para fortalecer o setor. Questões como a promoção internacional do Brasil pela Embratur, regulamentação de plataformas digitais, ampliação de oferta de voos domésticos e investimentos em infraestrutura, dentre outras, fizeram parte da discussão.

"Salvador se consolida como terceiro maior destino turístico do país, principalmente no Carnaval, e queremos acompanhar de perto o que é benéfico para a cidade e para a Bahia", afirmou o ministro. "Demos uma rodada pela cidade e vimos que ela está preparada para receber os visitantes nesta festa".

Presente ao encontro,  o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco,  destacou a importância da sinergia entre as esferas de governo para o crescimento do turismo em todo o estado. "Temos um patrimônio muito grande aqui e um projeto importante a ser desenvolvido com Portugal, por exemplo, por isto é importante esta parceria, para fazermos um turismo de fato transformador e gerador de emprego e renda", disse.

Na abertura do encontro, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Seção Bahia, Luciano Lopes, apresentou números sobre ocupação hoteleira em Salvador durante o Carnaval. "O histórico tem sido entre 90% e 92%, mas este ano estamos com expectativa de ficar entre 92% e 95%", projetou.

Participaram também do encontro o secretário municipal do Turismo, Cláudio Tinoco;  o presidente do Salvador Destination, Roberto Duran; a presidente do Conselho Baiano de Turismo, Ângela Carvalho; o secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulo César;  o diretor de Interiorização da ABIH-BA, Raimundo Machado Junior; o presidente da Turisforte, Firmo Azevedo; e o secretário Nacional de Integração Interinstitucional do MTUr, Bob Santos, dentre outros.

Central do Carnaval - Pela manhã, o ministro Marcelo Álvaro Antônio visitou a Central do Carnaval, onde são vendidos e distribuídos abadás, no Shopping da Bahia. Acompanhado pelos secretários estadual, Fausto Franco, e municipal, Cláudio Tinoco, dentre outros, ele foi recebido pelo presidente da entidade, Joaquim Nery. O objetivo principal era conhecer de perto setores que movimentam a indústria do Carnaval na Bahia. "Vim entender melhor como funciona a economia desta festa e foi interessante saber que a Central do Carnaval gera mais de 2 mil empregos temporários", disse.