• banner gov

Notícias

08/03/2020 11:03

Setur avalia projeto de requalificação da igreja dos Alagados



Projeto de requalificação parcial da área externa da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, no bairro do Uruguai, Cidade Baixa, foi encaminhado pela comunidade local para solicitar apoio ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), conferindo ao lugar estrutura mais adequada para inserção no Turismo Religioso. Na manhã deste domingo (8), o secretário Fausto Franco visitou o templo, com técnicos da Setur, para conhecer a área e avaliar itens da proposta.

Entre as intervenções previstas estão a criação de rampa e portais de acesso, gradis em trechos perimetrais, iluminação, banheiros externos, espaço comercial e sinalização informativa e educacional. O projeto inclui ainda arborização e a instalação de uma estátua do papa João Paulo II, que fundou a igreja no dia 7 de julho de 1980.

“Este local, por onde já passaram três santos, confirma a grande vocação que a Bahia possui para o Turismo Religioso”, afirmou Fausto Franco, que assistiu à missa rezada às 9 horas pelo padre Thomaz, pároco da igreja, marcando o segundo Domingo de Quaresma e o Dia da Mulher.

Construída numa colina onde antes ficavam as históricas palafitas do bairro de Alagados, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II possui importância histórica e religiosa. Foi lá que, em 1935, a hoje santa Irmã Dulce começou a desenvolver seu trabalho de caridade, prestando assistência aos pobres. Em 1979, a também santa Madre Teresa de Calcutá passou pelo local a pedido do papa João Paulo II, que foi canonizado em 2014.

“É a única igreja do mundo inaugurada por um papa fora do Vaticano e também a primeira do mundo com o nome dele”, lembrou a assessora da paróquia, Hilda Almeida. “Esta colina é muito especial, chamamos isto aqui de um abraço da terra com o céu”, disse o padre Thomaz, que espera ver o local ser transformado em um santuário conservado e seguro, atraindo turistas do mundo inteiro. 

Estrutura - Com área de 400 metros quadrados, o templo mantém características arquitetônicas modernas, com fachada em tijolos expostos. No interior há quatro arcos e três abóbodas que lembram as igrejas antigas. O corpo central é formado por um cubo de12 centímetros de comprimento, por 12 metros de altura e 12 metros de largura e o  teto reúne 144 formas, números alusivos ao livro bíblico do Apocalipse.

A criação é do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, com pinturas internas da artista belga Sabine de Coune. A imagem de Nossa Senhora dos Alagados foi feita pelo artista Manoel Dantas, inspirado nas mulheres dos Alagados, que carregavam baldes de água na cabeça e seguravam os filhos de lado. Em 2014, com a canonização de João Paulo II, o nome do papa-fundador foi adicionado ao da igreja, que passou a chamar-se Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.

A igreja faz parte do roteiro de agências e projetos que trabalham com Turismo Religioso, integrando-a em geral a percursos que passam pela Conceição da Praia, Coutos e Bonfim. Em 2020 estão sendo completados 40 anos de sua fundação e os 100 anos que faria o seu fundador, São João Paulo II.

Participaram também da visita técnica à igreja dos Alagados o diretor Jorge Ávila, o coordenador de Turismo Religioso Tito Santana e o historiador Rafael Dantas, todos da Setur.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.