27/04/2020 17:04

Unidade de triagem para coronavírus é aberto no Centro de Convenções de Ilhéus

Com capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia, foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (27) o Centro de Atendimento Covid-19 do município de Ilhéus, na Costa do Cacau. O equipamento, utilizado para realizar triagens em suspeitos de coronavírus, está instalado no Centro de Convenções da cidade, cedido pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) para dar apoio a autoridades locais e à Secretaria de Saúde do Estado no enfrentamento da pandemia.

A previsão, segundo o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, é que sejam realizados de 150 a 200 atendimentos diários, com funcionamento 24 horas. A estrutura disponibiliza 13 leitos para a área de pacientes com sintomas leves e dez para casos mais graves. “O Centro de Convenções é o local adequado para receber uma estrutura deste porte, com espaço para recepção, triagem e as áreas amarela e vermelha, respectivamente, para os casos leves e os mais graves”, afirma Magela.

A equipe reúne 20 funcionários por dia, entre médicos, enfermeiros, maqueiros e serviços gerais. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) atuou em parceria com a Prefeitura de Ilhéus na montagem e estruturação da unidade, onde pessoas com suspeitas de contágio pelo Covid-19 podem se submeter a avaliações.

Para o chefe de Gabinete, Benedito Braga, ao ceder o espaço a Secretaria de Turismo do Estado trabalha em transversalidade com outros órgãos do Governo do Estado no enfrentamento ao Covid-19. “Temos uma preocupação grande, principalmente em relação aos municípios turísticos, com esta pandemia, e, no caso de Ilhéus, estamos prestando apoio com o Centro de Convenções”, afirma.

Na abertura do Centro de Atendimento Covid-19, conduzida pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, foram rezadas orações pelo pastor Joás dos Santos. Situado na zona turística Costa do Cacau, Ilhéus é um dos municípios baianos mais afetados pela pandemia. Até o último domingo foram registrados 167 casos, com quatro óbitos, segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela.