05/05/2020 10:05

Bom Jesus da Lapa inverte romaria e leva santuário para casa dos fiéis

Se os romeiros não vão aos grandes eventos religiosos de Bom Jesus da Lapa por causa da pandemia do novo coronavírus, os eventos irão até eles. Foi com esta ideia que o Santuário de Bom Jesus da Lapa, em parceria com a Prefeitura Municipal, elaborou o projeto Romaria Virtual, cuja primeira edição será realizada nos dias 8 e 9 de maio com a VI Romaria do Terço dos Homens. A proposta é que as principais celebrações religiosas da cidade, que atraem visitantes de todo o Brasil, sejam transmitidas nos canais do Santuário nas redes sociais – YouTube (www.youtube.com/user/santuariolapa), Facebook (facebook.com/santuariolapa) e Instagram (@santuariolapa). “A partir de maio começa o grande fluxo de romaria para Bom Jesus da Lapa e, quando percebemos que a pandemia iria prejudicar principalmente a mobilidade, sentimos a necessidade de preparar um projeto para atender os romeiros que não podem vir aqui”, explica o padre William Betonio, diretor da Web TV Bom Jesus. Segundo ele, a ideia é mostrar que, mesmo com a ausência física, é possível participar virtualmente, se adaptando à atual realidade. Romeiros poderão também interagir por meio de vídeos e nas redes sociais, estabelecendo um contato mais direto. A instituição conta com quase 500 mil pessoas seguindo os conteúdos produzidos. A Romaria Virtual transmitirá toda a programação de cada romaria da cidade – missas, procissões, carreatas, etc -, porém, sem a participação do grande público, em virtude dos cuidados com a pandemia, segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo. As transmissões da Romaria do Terço dos Homens começam na sexta-feira (8), às 17 horas, com a missa de abertura, seguida pelo Terço dos Homens, às 19 horas. Às 20 horas haverá uma Live com o padre Zezinho. No sábado (9), será transmitida a missa das 6h45 pela TV Aparecida. A programação prossegue às 15 horas, com o Terço da Misericórdia; 16 horas, com palestra para os homens; 17 horas, com missa; e 19 horas, com Live Show de Fábio Lopes e Cantores do Santuário. Calendário - Entre as principais romarias que o município recebe, além da do Terço dos Homens, estão a da Terra e das Águas, de 3 a 5 de julho; a festa do Bom Jesus da Lapa, a principal da região, de 28 de julho a 6 de agosto; a de Nossa Senhora da Soledade, de 8 a 15 de setembro; e a festa de Nossa Senhora Aparecida, de 9 a 12 de outubro. O projeto Romaria Virtual deverá fazer a transmissão de todas as romarias, independente do fim da pandemia. “Será um suporte da romaria presencial, já que temos uma Web TV para conectar o Santuário com os romeiros”, diz o padre Betonio. Para o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, o projeto é uma forma de manter viva a tradição das romarias de Bom Jesus da Lapa, ainda que sem as grandes aglomerações que elas atraem. “Os romeiros poderão ver dentro de suas casas toda a movimentação e principais celebrações de cada festa, até que a pandemia passe e eles possam realizar de novo suas viagens para esta cidade de forte tradição no turismo religioso”, afirma. Entre os principais pontos turísticos da região estão o Santuário do Bom Jesus com suas grutas e o morro onde está o Cruzeiro do Bom Jesus. O Rio São Francisco, que margeia o município, é um atrativo à parte.