• banner gov

Notícias

25/05/2020 13:05

Secretaria do Turismo do Estado vai tirar dúvidas sobre o Cadastur

Nesta segunda-feira (25), às 15 horas, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) promove encontro virtual sobre o Cadastur - Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos.

Durante a reunião, uma equipe técnica da Setur, em parceria com entidades do segmento, vai orientar e tirar todas as dúvidas sobre o Cadastur, registro fundamental para que empreendedores e trabalhadores nas atividades turísticas possam pleitear os recursos e linhas de créditos liberados para o setor. O diretor da Setur, Jorge Ávila, explica que o Cadastur não é um registro que possui função fiscal, “apenas permite ao MTur e as Secretarias Estaduais de Turismo visualizar os empreendimentos turísticos (hotéis, resorts, pousadas, agências entre outros) e/ou o guia turístico, bem como contribuir para planejar ações para a atividade”.

No entanto, o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur, Divaldo Borges, lembra que neste momento o registro está entre as exigências para se ter acesso aos recursos do Ministério do Turismo(MTur), estabelecidas pelos agentes financeiros. Por isso isso mesmo, até aqueles empreendimentos que não há obrigatoriedade do cadastro como bares, restaurantes, cafeterias, se quiserem ter acesso às linhas de créditos específicas para o turismo, devem se cadastrar.

A coordenadora da Setur, Juliana Maia, esclarece que o Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo viabilizado através da intermediação das secretarias estaduais, que ficam responsáveis por orientar as empresas, avaliar toda a documentação necessária e remete-las ao MTur. Todo esse procedimento é feito de forma on-line e a Setur presta todo atendimento necessário para se regularizar e lembra que o cadastro é gratuito, sendo sua revalidação feita a cada dois anos para os empreendimentos turísticos, e de cinco anos para os guias.

Em ambos os casos, a renovação também é gratuita. A reunião será gravada e liberada para consulta através do YouTube da Abrasel BA- Associação de Bares e Restaurantes seccional Bahia .
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.