• banner gov

Notícias

18/06/2020 17:06

União cede áreas para requalificação de cinco equipamentos do Prodetur

Contratos de cessão de uso gratuito ao Governo do Estado de áreas onde estão cinco equipamentos náuticos envolvidos no programa de requalificação do Prodetur Nacional Bahia foram assinados entre a Superintendência do Patrimônio da União – SPU e a Secretaria de Turismo da Bahia - Setur, na manhã desta quinta-feira (18). Pertencentes à União, elas estão situadas nas localidades de Salinas da Margarida, Candeias, Ilha de Maré, Cachoeira e Bom Jesus dos Passos.

Os documentos foram assinados na sede da secretaria pelo representante do órgão cedente, o superintendente da SPU na Bahia, Maurício César Marques de Carvalho, e o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga, representando o Governo do Estado. 

Os equipamentos fazem parte dos Lotes 1, 2 e 3 do Prodetur, programa implementado pela Setur, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID,  para promover o desenvolvimento do turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos – BTS. Ao todo, são três os lotes contemplados com obras de infraestrutura náutica, executadas por meio de uma rede de intervenções.

“A partir desta assinatura poderemos dar andamento às obras que irão dotar a Baía de Todos-os-Santos de novas estruturas para a prática do turismo náutico e cultural, promovendo geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico de todo o seu entorno”, afirmou Benedito Braga. 

São os seguintes os equipamentos cedidos a partir do contrato: a base náutica de Salinas da Margarida, o atracadouro do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, e os terminais turísticos de Cachoeira, Botelho, na Ilha de Maré, e Bom Jesus dos Passos.

Intervenções - A obra da base náutica de Salinas da Margarida está situada próxima à Praça Luís Eduardo Magalhães e inclui requalificação de quiosques, construção de centro de comércio e serviços,  implantação de terminal turístico com novo píer e construção de oficinas para barcos, entre outras intervenções. Inclui ainda infraestrutura para a  requalificação urbanística e paisagística do entorno.

No Museu Wanderleuy Pinho, em Candeias, as obras preveem a demolição da estrutura do atracadouro existente e a construção de uma nova estrutura, além da implantação de flutuante de atracação. Os novos equipamentos serão integrados às obras de restauro e urbanização do entorno do museu, também objeto de outro contrato em andamento pelo Prodetur.

Em Cachoeira está prevista a construção de um terminal turístico e de um novo píer com atracadouro, às margens do Rio Paraguaçu. O projeto inclui ainda a requalificação urbanística de praça adjacente e da rampa já existente.

Em Botelho será feita a reforma do terminal turístico, com requalificação urbanística e paisagística do entorno, implantação e requalificação de rampas e de escadas, recuperação da ponte fixa, rampa móvel e cais flutuante de atracação, entre outras intervenções.

Também na Ilha de Bom Jesus dos Passos está prevista a implantação de um novo terminal turístico, com novo píer de atracação flutuante e a reforma do píer já existente.

Além destes cinco, as obras do Prodetur incluem outros equipamentos distribuídos em seus três lotes pelas diversas regiões da BTS.  No Lote 1 estão também a base náutica Marina de Itaparica e o atracadouro e o restaurante do Solar do Unhão-MAM, além do terminal de Botelho e do atracadouro do Museu Wanderley Pinho. 

O Lote 2 reúne, além da base náutica de Salinas da Margarida e do terminal de Cachoeira, o terminal turístico de Maragojipe. No Lote 3 as obras contemplam a base náutica de Cacha Pregos, o terminal turístico de Jaguaripe e o atracadouro de Mutá, além do terminal de Bom Jesus dos Passos.

O Prodetur inclui ainda a requalificação e ampliação da Marina da Penha e o restauro do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, com a urbanização de seu entorno.

Participaram também do ato da assinatura dos contratos de cessão o coordenador geral do Prodetur, Jaime Salgado; o coordenador de Infraestrutura, Victor Leite; o assessor institucional José Borba e o superintendente de Promoção  e Serviços Turísticos, Márcio Franco, todos da Setur.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.