• banner gov

Notícias

19/06/2020 11:06

Secretário se reúne com representantes do Turismo da Chapada Diamantina

Na noite desta quinta-feira (18) o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, participou , juntamente com a deputada Ivana Bastos, de uma reunião virtual com os representantes do setor turístico de Lençóis, com o objetivo de ouvir suas necessidades.

Na oportunidade, o titular da pasta do Turismo ressaltou a fase crítica pela qual passa todo o setor, um dos mais atingidos pela pandemia do Coronavirus, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ressaltou também a preocupação em uma retomada segura para evitar uma segunda onda de contaminação, que já ocorre em alguns países. Ele acrescentou que a Chapada Diamantina tem todo potencial turístico exigido no momento, que é o turismo ao ar livre, na natureza, longe de aglomerações. No entanto, entendeu a preocupação do empresariado local, que trabalha muito voltado para o turismo sustentável e teme que o destino acabe sendo muito explorado, exatamente por ser uma fuga dos locais fechados, com aglomerações. 

No entanto, pontuou os esforços do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia, e ressaltou a transversalidade do setor, lembrando que a acessibilidade a serviços de saúde também estará entre as prioridades dos turistas até que surja uma vacina. E neste momento, para que a revitalização do turismo ocorra com segurança, é preciso haver um rígido sistema de segurança sanitária para o turista e para os profissionais do setor, com protocolos que devem ser colocados em prática por pessoas devidamente treinadas e aptas a seguir todas as instruções constantes nos documentos já elaborados pelo Ministério do Turismo. 

“Estamos trabalhando junto à Secretaria da Saúde do Estado para validarmos os protocolos que serão utilizados pelos diversos estabelecimentos, como hotéis, bares, restaurantes”. Falou também da campanha de marketing que já está sendo elaborada pensado na diversidade das 13 zonas turísticas. A deputada Ivana Bastos ressaltou que agora, mais do que nunca, é importante a união de todos para conseguir alternativas a fim de enfrentar este momento imposto pela pandemia, e se colocou à disposição para caminhar juntos. Explicou as esferas de atuação de cada poder, e falou do projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa, visando beneficiar os guias, monitores e condutores. 

Jorge Ávila, diretor da Setur, falou do trabalho que a secretaria vem fazendo no sentido de ouvir os representantes das 13 zonas turísticas do Estado no sentido de uma construção conjunta. Falou da ação de marketing nas redes sociais no último fim de semana que envolveu os destinos turísticos, agências de viagens, artistas, hotéis, bares e restaurantes. E aproveitou a oportunidade para anunciar a nova ação que terá a Chef Tereza Paim como madrinha.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.