• banner gov

Notícias

22/06/2020 14:06

Setur fará pesquisa para medir impactos do coronavírus no setor turístico


 

Uma pesquisa para mensurar os impactos da pandemia do Covid-19 no setor turístico será realizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), desta segunda-feira (22) ao dia 6 de julho. O público-alvo são os empresários de meios de hospedagem, bares e restaurantes,  agências, transportadoras e organizadores de eventos, dentre outros, além de guias e  investidores privados, das 13 zonas turísticas do estado.

O objetivo é coletar informações e indicadores para a elaboração de ações estratégicas com vistas à retomada do crescimento do turismo na Bahia. “A pandemia do novo coronavírus afetou praticamente todos os segmentos produtivos essenciais da cadeia do turismo e a pesquisa possibilitará diagnosticar os impactos e identificar as perspectivas dos empresários, profissionais e investidores privados”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

Ele lembra que o turismo, como gerador de inúmeros postos de trabalho e renda, tem papel fundamental no desenvolvimento regional e nacional, sendo, portanto, necessárias medidas emergenciais para a reativação do setor.

Para a realização da pesquisa – aplicada por meio de formulários eletrônicos específicos para cada categoria, através da ferramenta Microsoft Forms –,  serão enviados e-mails aos empresários e profissionais do setor e aos investidores privados. Também serão feitos contatos telefônicos junto ao público-alvo. 

No caso dos investidores privados, será realizado um levantamento com os 18 que constam na listagem de Investimentos Privados Previstos, elaborada e acompanhada pela Setur, com projetos em planejamento ou em fase de implantação.

“A pesquisa junto aos investidores permitirá a identificação de possíveis dificuldades provocadas pela crise do Covid-19 na execução dos projetos e a elaboração de estratégias de apoio para o desenvolvimento dos empreendimentos, contribuindo assim para minimizar os efeitos da pandemia”, diz o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga.

Segundo a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito, a metodologia da amostragem será aleatória e estratificada, classificada pelas zonas turísticas da Bahia. “O tamanho da amostra será de 302 formulários para o empresariado e 70 para os profissionais de turismo”, informa. 

O relatório dos resultados da Pesquisa dos Impactos da Pandemia Covid-19 no Setor do Turismo está previsto para ser divulgado no dia 13 de julho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.