01/07/2020 12:07

Obras do Prodetur são destaques em live sobre Turismo Náutico nas BTS

Em sua participação no Flotilha Live Day, transmitido na noite desta terça-feira (30), no Youtube, o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, falou sobre o estágio atual do andamento das obras do Prodetur Nacional, que visa a desenvolver o turismo náutico e cultural na BTS com obras de infraestrutura e promoção da qualidade dos serviços.

O encontro virtual, que contou ainda com a participação do vereador e ex-secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, teve por objetivo discutir as perspectivas para o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos - BTS a partir da implantação de novas marinas.

Realizado pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Prodetur Nacional Bahia contempla construção e requalificação de marinas, atracadouros e terminais náuticos constituem a maior parte das obras. Em alguns locais abrangem requalificação de quiosques, construção de centros de comércio, píeres, oficinas e postos de combustíveis para barcos, além de requalificação urbanística e paisagística nas imediações. As intervenções estão sendo realizadas em três lotes.

“As obras acontecem em estágios diferentes até mesmo dentro de um mesmo lote e, apesar do ritmo ter diminuído um pouco com a pandemia, trabalhamos para que algumas delas possam ser entregues o mais rápido possível”, afirmou Fausto Franco.

Obras: A licitação agrupou as obras por lotes, a saber, Lote 1: Marina de Itaparica, terminal turístico de Botelho (Ilha de Maré)  e os atracadouros do Museu Wanderley Pinho (Candeias) e do Solar do Unhão-MAM, que terá também seu restaurante reconstruído.

Lote 2- base náutica de Salinas da Margarida e os terminais turísticos de Maragojipe e de Cachoeira. O Lote 3 reúne a base náutica de Cacha Pregos, os terminais turísticos de Jaguaripe e Bom Jesus dos Passos e o atracadouro de Mutá.

Além destas obras, o Prodetur inclui a requalificação e ampliação da Marina da Penha e o restauro do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, com a urbanização de seu entorno.

“O grande legado que pretendemos deixar é sobre a necessidade de se fomentar a cultura local, o treinamento e conscientização daquela população para a importância de se ter um centro de artesanato e um bom restaurante para receber os visitantes, pois isso vai impulsionar a economia e gerar emprego e renda para todos”, resumiu o secretário.

Retomada do turismo - Questões sobre segurança, preservação do meio ambiente e retomada do turismo após a pandemia também foram discutidas pelos participantes na live. “O turismo foi um dos setores mais afetados por esta pandemia, mas estamos vendo pelas pesquisas que as pessoas estão com vontade de viajar, e a Bahia tem todos os predicados para recebê-las, assim que as coisas melhorarem”, disse Fausto Franco.

O vereador Cláudio Tinoco citou outros projetos que vêm sendo desenvolvidos para incrementar o turismo náutico de Salvador e lamentou que a pandemia tenha travado tudo num momento em que a capital vinha reconquistando uma grande posição. “Vamos precisar fazer depois um grande trabalho de promoção de Salvador”, concluiu.