• banner gov

Notícias

24/07/2020 17:07

Obras no Centro Histórico beneficiam o turismo



O charmoso bairro do Santo Antônio, localizado no Centro Histórico de Salvador, que é tombado como patrimônio da humanidade desde 1984,  passa por obras de requalificação que vão impactar diretamente no turismo, conforme explicou o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, durante visita técnica realizada nesta sexta-feira (24).  “As melhorarias que o Governo do Estado vem fazendo, não apenas aqui, mas em outros locais, como a tradicional Rua Chile, resultam em atração de mais visitantes para estes bairros que contam a história da cidade”. 

Além das obras já em andamento, já foi submetida à aprovação do Iphan e da prefeitura, reforma da praça, que vai complementar as intervenções já em fase de execução  pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) na  Rua Direita e na Ladeira do Boqueirão, que envolvem  calçadas, rebaixamento subterrâneo de fios, com vala e tubos para eletricidade e telecomunicações, dentre outros.

E a iniciativa privada também está investindo no bairro. O velejador Aleixo Belov está implantando um museu que conta a história da navegação e a sua própria história, afinal,  foram cinco voltas ao mundo. Inclusive, o barco Três Marias, no qual ele realizou três dessas viagens, já está no casarão histórico, onde vai funcionar o museu.
 
Saindo do Santo Antônio, o secretário Fausto Franco, foi visitar outro importante local para a história da Bahia – a Lapinha, que tem grande apelo à Independência da Bahia, de onde sai o cortejo no dia 2 de julho. É lá também, ao lado da igreja da Lapinha,  que está construído o Pavilhão 2 de Julho desde 1835,  onde ficam guardados os emblemas da festa e os carros do Caboclo e da Cabocla, personagens que fazem parte da tradição da festa. A praça será toda reformada e fará homenagem a personalidades baianas como Maria Quitéria, Maria Felipa,  Caboclo, Cabocla,  Índio Bartolomeu, Lord Crochrane, Lima e Silva, dentre outros. O projeto também está em fase de aprovação.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.