• banner gov

Notícias

07/08/2020 09:08

Obras do Museu Wanderley Pinho vão beneficiar o Turismo da região



Nesta quinta-feira (6), o secretário de Turismo do Estado, juntamente com o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), João Carlos Oliveira, visitou as obras do Museu Wanderley Pinho, que estão a “todo vapor”.
 
As intervenções de restauração e recuperação do museu, que são executadas com recursos do Prodetur Nacional Bahia, através de financiamento do BID, no valor de R$27 milhões, fazem parte de um conjunto de obras que estão sendo realizadas no entorno da Baia de Todos-os-Santos, o que resultará na requalificação do turismo náutico e cultural da maior baía do Brasil, como explicou o titular da pasta do Turismo, Fausto Franco.

Localizado no distrito de Caboto, município de Candeias, o Museu Wanderley Pinho é um importante equipamento cultural que conta a história da Bahia e do Brasil a partir do século XVII, como destacou o historiador Francisco Senna, mais conhecido como Chico Senna. Ele acompanhou a visita e foi contando um pouco do que se passava na Bahia desse período, lembrando que o estado foi um importante polo da economia do açúcar, sendo Salvador um entreposto, “mas a produção vinha toda do Recôncavo Baiano”

Com um acervo de mais de 200 peças e achados arqueológicos que remontam  ao ciclo do açúcar, o museu ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos no antigo Engenho Freguesia, e inclui ainda uma capela. Tombado como patrimônio nacional pelo Iphan, a construção possui grande importância arquitetônica e cultural, sendo administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

João Carlos, diretor do Ipac, reforça que o museu será um importante atrativo cultural da BTS, destacando inclusive a evolução das obras do atracadouro que serão fundamentais para se ter mais uma forma de acesso ao museu, além de ser também um ambiente para realização de grandes eventos, o que tornará o equipamento autossustentável.

Atracadouro Os serviços do atracadouro do Museu Wanderley Pinho já avançaram e foram concluídas a mobilização do canteiro e dos equipamentos, a demolição da estrutura existente e a limpeza do leito marinho. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.