• banner gov

Notícias

03/09/2020 17:09

Prodetur/Bahia tem desempenho aprovado pelo BID

Ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Bahia receberam avaliação positiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além do êxito na contratação das 13 intervenções físicas na Baía de Todos-os-Santos, que têm por objetivo fomentar o turismo náutico e cultural, os projetos sociais para qualificação de mão de obra e geração de renda na zona turística tiveram destaque durante teleconferência com técnicos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e representantes da instituição financeira internacional, nesta terça-feira (2).

Mais de 800 empreendedores locais dos ramos de artesanato, gastronomia e manifestações culturais foram qualificados para dar mais competitividade aos seus produtos e mais de 100 planos de negócios foram elaborados para fortalecer a atuação desses produtores, que integram a Rede de Atores da Baía de Todos-os-Santos. Outras mais de 200 pessoas foram formadas para atuar em profissões relacionadas às atividades náuticas, como manutenção de embarcações e operações em marinas.

As obras das 13 intervenções, que incluem a construção ou requalificação de terminais turísticos, marinas e bases náuticas em municípios como Salvador, Itaparica e Salinas da Margarida, foram contratadas e estão em curso. Dentre elas, a requalificação do Museu Wanderley Pinho e do atracadouro de acesso ao equipamento cultural, localizado em Candeias, e do restaurante e atracadouro do Solar do Unhão, em Salvador, onde funciona o Museu de Arte Moderna.

Com as obras seguindo em ritmo satisfatório, apesar da pandemia da Covid-19, a equipe da Setur já planeja o modelo de gestão dos equipamentos. “Nossa equipe trabalha com afinco e, no início desta semana, concluiu os primeiros estudos de modelagem para o funcionamento e a operação dos espaços inseridos no Museu Wanderley Pinho e no Solar do Unhão, bem como nas bases náuticas construídas no âmbito do Prodetur”, explica o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga.

Participaram da reunião Morgan Doyle, representante do BID no Brasil; a chefe de Projetos do BID, Denise Levy; o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga; a superintendente de Cooperação Técnica e Financeira da Secretaria da Fazenda da Bahia, Luiza Amélia; o coordenador do Prodetur/Bahia, Jaime Salgado; e a coordenadora-chefe da gerenciadora do Prodetur/Bahia, Mônica Harchambois.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.