• banner gov

Notícias

18/10/2020 15:10

Igreja da Ordem Terceira do Carmo reabre espaço de peças sacras para visitantes



A Casa Forte, que guarda acervo de peças sacras da igreja da Ordem Terceira do Carmo (Santo Antônio Além do Carmo),em Salvador, foi reaberta  neste domingo (18),depois de ter passado por reforma. A reinauguração aconteceu após a missa de encerramento do tríduo preparatório para a Festa de Santa Teresa D’Ávila, que teve entre os convidados o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco. 

As peças guardadas na Casa Forte incluem incensórios e jarras e são conduzidas tradicionalmente na procissão da Sexta-Feira Santa. “Fizemos uma melhoria neste espaço porque ele é muito visitado, principalmente pelos turistas que fazem questão de admirar o nosso acervo”, disse o Irmão Edval, 1º conselheiro da ordem, que apresentou o secretário Fausto Franco às principais obras de arte da igreja.

Entre as preciosidades preservadas no templo fundado em 1636 está uma  escultura em cedro do Senhor Morto, feita pelo escravo Francisco Xavier das Chagas no século 18. A peça mede 1,80 metros, possui articulações nos braços e reúne 2.000 fragmentos de rubi. Na procissão da Sexta-Feira  da Paixão ela é conduzida em um esquife de jacarandá e prata pelas ruas do Centro Histórico.

Outra relíquia da igreja é o órgão de tubos fabricado no século 19. Também chama a atenção um enorme móvel de jacarandá feito no século 18. Na sala de reuniões há uma mesa do século 19 que mede 8 metros e é dividida em seis partes. O teto do ambiente é da mesma época e utiliza pedras do Monte Carmelo. Há ainda muitas imagens antigas de grande valor artístico e histórico, como a de Santa Teresa D’Ávila, na igreja da Ordem Terceira do Carmo.

“É um acervo fascinante que muitas vezes o próprio baiano desconhece e um valioso atrativo para os turistas que passeiam pelo Centro Histórico de Salvador”, afirmou Fausto Franco, durante a visita. 

O espaço da Casa Forte fica aberto para as visitas a partir desta segunda-feira (19), das 9h às 17h. As missas na igreja são celebradas no primeiro e terceiro domingos do mês, às 9h; às segundas e sábados, às 19h30 e, durante outros dias, às 7h.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.