• banner gov

Notícias

02/12/2020 19:12

Investimentos na Baía de Todos-os-Santos são apresentados em fórum da Ademi


Com uma apresentação sobre investimentos públicos na Baía de Todos-os-Santos e o potencial da região para o turismo náutico e cultural, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, participou, nesta quarta-feira (2), do XI Fórum de Sustentabilidade da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi). Este ano, o evento está sendo realizado de forma totalmente on-line e tem como tema “Exportando Salvador - Um novo olhar como polo de exportação imobiliária”.
 
Franco falou sobre ações do Prodetur Nacional Bahia, que está em curso para o fomento do turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos. Ao todo, estão previstas 12 intervenções náuticas e uma cultural, beneficiando a região formada por 18 municípios, dentre eles Salvador, Cachoeira, Maragojipe e Salinas da Margarida. O Prodetur é capitaneado pela Setur e tem recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo da Bahia, somando investimentos da ordem de US$ 78 Milhões
 
Ao todo, estão previstas a implantação de quatro bases náuticas (Penha, em Salvador; Itaparica; Salinas da Margarida; e Cacha Prego, em Vera Cruz), seus terminais turísticos (Botelho e Bom Jesus dos Passos, em Salvador; Maragojipe; Cachoeira; Jaguaripe; e Mutá, em Salinas da Margarida), além dos atracadouros do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, e Solar do Unhão (Museu de Arte Moderna), na capital.

Fausto destacou a requalificação do museu como a maior intervenção do Prodetur, que une tanto o segmento náutico quanto o cultural, visto que os visitantes poderão chegar ao antigo engenho, na localidade de Caboto, por via marítima ou terrestre. “As obras de requalificação e restauro do Wanderley Pinho são grandiosas e de enorme complexidade e o espaço servirá para uma série de finalidades, como casamentos, reuniões ou contemplação”
 
Outros investimentos do Governo do Estado foram destacados, como a operação para o naufrágio controlado do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega na Baía de Todos-os-Santos, no último dia 21, visando ao fomento do turismo de mergulho, e a implantação da ponte Salvador-Itaparica.

O segundo dia do fórum foi dedicado a discutir iniciativas e oportunidades na Baía de Todos-os-Santos, com programação incluindo Isabela Suarez (Presidente da Fundação Baía Viva), com o tema “Os impactos positivos do desenvolvimento econômico no turismo das ilhas dos Frades e Bom Jesus dos Passos”, e Vilfredo Schurmann para falar sobre “Navegação & Sustentabilidade: A chance de investir no planeta”, dentre outros.

Nesta quinta-feira (3), último dia do fórum, terá  discussões em torno da temática “Patrimônio Histórico e a Marca Salvador”, e tem dentre os convidados o historiador, arquiteto e urbanista Francisco Senna e o publicitário Nizan Guanaes. Para saber mais sobre o evento, basta acessar 
https://exportandosalvador.com.br.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.