• banner gov

Notícias

10/12/2020 15:12

Bahia sedia encontro de cidades históricas turísticas



Nesta quinta-feira (10) ocorreu a abertura do 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, no Hotel Deville, em Salvador. O evento, realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), tem por objetivo trabalhar a governança do turismo nas cidades brasileiras de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós-pandemia da Covid-19.

Durante a cerimônia, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, falou do trabalho que tem sido feito no sentido de preservar o valioso patrimônio arquitetônico do estado e ressaltou o convênio assinado com o governo de Portugal, em 2019, trazendo para a Bahia o programa Revive - experiência de sucesso naquele país que, através de parceria com a iniciativa privada, atua na recuperação de edificações tombadas.

Para Isabel de Paula, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que participou do encontro virtualmente, é o momento dos setores público e privado se unirem para articularem com todos os atores do turismo para que “possamos sair disso melhor do que entramos”. 

De acordo com ela, é hora do setor público se preparar para atuar junto ao setor privado, sobretudo aqueles municípios que são tombados como patrimônio da humanidade, para fomentar a economia e levando pessoas a conhecer o nosso país e seus atrativos”.

O presidente da OCBPM, Mario Augusto Ribas, reforçou a importância, não apenas dos setores púbicos e privados, mas também a parceria entre municípios. “É o trabalho voltado para o turismo de experiência, sustentável”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.