• banner gov

Notícias

21/01/2021 17:01

Metas para consolidação da Estrada do Chocolate são discutidas em Ilhéus


Ações e metas para a consolidação da Estrada do Chocolate na região sul da Bahia foram discutidas durante o Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Ilhéus. Presente ao evento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, convocou o empresariado local a fazer da rota turística um atrativo único no mundo. 

“Por todo o potencial que ela tem, a Estrada do Chocolate precisa da união de todos para que se torne algo diferenciado, capaz de chamar a atenção do mundo para sua riqueza histórica e importância turística”, afirmou. 

Questões como sinalização, segurança, mobilidade, ambientação e comunicação relativas ao trecho fizeram parte das discussões em torno do projeto. “É importante haver locais de parada segura para que os turistas possam contemplar a riqueza histórica desta região em placas ao longo do percurso”, ressaltou Fausto Franco.  

A turismóloga Aidê Suzart, da Secretaria de Turismo da Bahia – Setur-BA, apresentou ações necessárias por parte dos municípios envolvidos para que a Estrada do Chocolate se transforme em atrativo real. A lista inclui qualificação nas entradas e saídas dos municípios; melhorias nos acessos aos ramais; empreendimentos às margens da estrada; apoio à iniciativa privada para a criação de estandes para divulgação e pontos de venda; criação de feiras de agricultura orgânica, de agricultura familiar e congêneres. 

Antes do evento, pela manhã, o secretário Fausto Franco se reuniu com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para tratar de ações visando ao desenvolvimento turístico da região. Entre elas, a melhoria das estradas na região de Ilhéus e Uruçuca, o apoio da iniciativa privada para criação do comitê gestor, cursos de qualificação e infraestrutura. 

Entre os presentes ao evento estiveram o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem - Abav-BA, Jorge Pinto, secretários de municípios como Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, e lideranças do segmento turístico da região. 

A estrada - Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região. 

O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.