19/02/2021 17:02

Ações para dinamizar o turismo em Cachoeira são discutidas na Setur

A possibilidade de construção de dois píeres em Cachoeira para melhorar a infraestrutura náutica da cidade foi avaliada em reunião, nesta sexta-feira (19), na sede da Secretaria de Turismo da Bahia - Setur-BA. Para tratar deste e de outros assuntos relacionados ao incremento turístico da região, a prefeita Eliana Gonzaga, a deputada Fabíola Mansur e outras lideranças do município estiveram com o secretário Fausto Franco.

O projeto é construir os equipamentos às margens do Rio Paraguassu, um na altura do convento São Francisco e outro próximo à igreja de São Tiago do Iguape. Os píeres  se integrariam a um roteiro pelos diversos atrativos culturais e turísticos de Cachoeira. “Temos  trilhas, igrejas, conventos, capelas em comunidades que podemos incluir  em um roteiro dinâmico”, listou a prefeita Eliana Gonzaga.

Para a deputada Fabíola Mansur, Cachoeira é um Patrimônio Histórico que precisa ser melhor divulgado para que a atividade turística cresça. “Com o turismo regional em voga por causa da pandemia, a cidade é uma ótima opção, com museus, igrejas e comunidades quilombolas entre os atrativos”, afirmou.

O secretário Fausto Franco anunciou ações que deverão ajudar a impulsionar o turismo local, como o estudo de georreferenciamento para a melhoria da navegabilidade no Rio Paraguassu. “Queremos fazer a entrega oficial no aniversário da cidade, no dia 13 de março”, revelou.

Ele citou também o incentivo do Governo do Estado, com a redução do ICMS para a compra de barcos a serem utilizados para fins turísticos.  “São barcos que poderão ser utilizados em passeios, levando turistas a visitas rápidas pela cidade, ajudando, assim, a movimentar a economia da região”, afirmou o secretário.

Para melhorar o atendimento ao turista, a Setur deverá promover cursos de qualificação para profissionais que atuam no segmento. Outros assuntos discutidos na reunião foram: a possibilidade de levar o projeto de reativação de sinos de igrejas para Cachoeira; a realização de batimetrias para incentivar o turismo náutico; a substituição da fiação aérea no centro da cidade; combate à pesca predatória e alvará para obras do Prodetur Bahia.

Participaram também da reunião a vice-prefeita de Cachoeira, Cristina Soares; o chefe do Departamento de Turismo de Cachoeira, Carlos Eduardo de Morais, e o chefe de Gabinete da deputada Fabíola Mansur, Alberto Queiroz , além do historiador da Setur, Rafael Dantas.

Prodetur – Cachoeira está incluída no projeto de roteirização náutica e cultural do Prodetur Nacional Bahia, que realiza 13 intervenções para o fortalecimento da atividade na Baía de Todos-os-Santos. Na cidade, o programa desenvolvido pelo Governo do Estado/Secretaria de Turismo da Bahia constrói um terminal náutico, com ponte de acesso, ponte móvel e flutuante principal, além de promover a requalificação urbanística e paisagística do seu entorno.