Aviação

11/03/2021 10:03

Aeródromo de Cocos é reclassificado como privado e ampliará estrutura

O aeródromo do município de Cocos, na região Oeste da Bahia, teve sua classificação mudada de público para privado, através da portaria nº 4.240 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com 1.200 metros de comprimento de pista asfaltada e 12 metros de largura, o equipamento é uma importante via de acesso à região, que, além do agronegócio, pretende investir no turismo como base da economia.

O processo que culminou com a classificação do aeródromo como equipamento privado contou com a intermediação do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, que já havia contribuído para a recategorização do aeródromo de Una, no sul do estado, junto à agência reguladora. A participação do secretário foi importante também para que o aeródromo retomasse suas operações já nesta terça-feira (9), interrompidas desde o início de fevereiro, num momento em que são imprescindíveis por causa da pandemia e da vacinação, já que o município fica distante dos grandes centros.

“A região de Cocos possui grande potencial turístico, mas requer um plano de ações para que os visitantes possam conhecer com mais comodidade suas belezas naturais, parque e rios”, afirma o secretário.

Segundo o prefeito do município, Marcelo de Souza Emereciano, há um projeto para a realização de obras de melhoria de infraestrutura no aeródromo que deverá ser colocado em prática assim que a fase crítica da pandemia passar. “Serão construídos um pátio para estacionamento de aeronaves e um receptivo com banheiros. Também recebi propostas de empresários para a construção de hangares, no futuro”, anuncia.

Atrativos - Distante 878 km de Salvador, Cocos situa-se na divisa da Bahia com os estados de Minas Gerais e Goiás e abriga em sua região parte do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. A vegetação é de cerrado e caatinga e a hidrografia inclui rios como Itaguari, Carinhanha, de Cocos e Riacho do Meio, além de córregos.

Um dos projetos turísticos para o município, segundo Marcelo Emereciano, é a criação de um portal para o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, já que o acesso encontra-se no vizinho município de Chapada Gaúcha, situado no estado de Minas Gerais. O turismo regional e interestadual é forte em Cocos que, segundo o prefeito, recebe muitos visitantes mineiros.