11/03/2021 19:03

Ação ambiental promove limpeza da Prainha, em Caboto

Uma ação que mobilizou empresários e voluntários da comunidade promoveu, nesta quarta-feira (10), a limpeza da Prainha, no distrito de Caboto, em Candeias. O grupo recolheu dezenas de sacos de lixo e colocou no local sinalização e coletores, para que os resíduos não sejam deixados na areia ou jogados no mar. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a gestão municipal.

“A Prainha está localizada numa região agradável da Baía de Todos-os-Santos, nas proximidades do Museu Wanderley Pinho, que estamos requalificando, junto com o seu atracadouro, com as obras do Prodetur, e é importante que todos se conscientizem para mantê-la sempre limpa, depositando o lixo nos locais indicados”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

A ação foi articulada depois que o empresário Hugo Leonardo, da Barco Show Eventos – empresa voltada para o desenvolvimento do setor náutico na Bahia –, esteve no local e constatou o grande volume de sujeira. “Percebi que este  lixo poderia ser levado para a Baía de Todos-os-Santos com a chegada da maré de março e entrei em contato com empresários, com o secretário Fausto Franco e com a prefeitura local para fazermos a campanha”, revelou.

A operação teve como slogan “Praia linda é praia limpa” e foi realizada seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Dividida em três zonas, envolveu 16 pessoas e transcorreu em duas etapas: coleta e trabalho de conscientização. Além de recolher o lixo da praia em sacos plásticos, os participantes instalaram no local duas lixeiras (outras serão colocadas posteriormente) e cinco placas pedindo aos frequentadores para recolherem os seus lixos.

Como desdobramento da ação, a Secretaria de Meio Ambiente de Candeias vai promover um trabalho de roçagem (limpeza do matagal no entorno da praia) nesta sexta-feira (12). “Estive antes no local e fiz todo o levantamento para que fosse feito também um planejamento para a educação ambiental”, disse o secretário Carlos Ibiapina Jr. “Nesta sexta vamos levar uma equipe nossa e da Prefeitura para instalar também coleta seletora de lixo e um coletor de 5 metros cúbicos para o armazenamento deste lixo”, anunciou.

A Prainha está situada próxima a uma zona industrial e portuária e é um dos pontos turísticos mais badalados de Candeias. Com infraestrutura de barracas, é conhecida também como Prainha da Boca do Rio ou Prainha de Aratu (fica nas proximidades do porto de Aratu e da Ilha de Maré). Na alta estação, recebe muitos visitantes que desembarcam de lanchas, jet skis e escunas.

Prodetur – A recuperação e restauração do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Caboto, é a única intervenção cultural das 13 previstas no Prodetur Nacional Bahia, promovida pelo Governo do Estado por meio da Setur-BA. Tanto a área do museu, como o atracadouro que dá acesso marítimo ao seu conjunto arquitetônico, estão ganhando nova estrutura para receber os visitantes, que podem chegar por mar ou por terra.

Além de espaço museal, o complexo, situado na área do histórico Engenho Freguesia, abrigará restaurantes, lanchonetes, minigalerias,  miniconvention, praça, cerimonial e salas multiuso, entre outros equipamentos.

O parque tem área total de 26 mil metros quadrados e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nas palavras do historiador Chico Senna, o local “agrega monumentos arquitetônicos preciosíssimos e também o meio ambiente, num cenário completo e fantástico”.