• banner gov

Notícias

09/04/2021 09:04

Setur prepara municípios baianos para critérios do Mapa do Turismo Brasileiro

O retorno de municípios baianos ao Mapa do Turismo Brasileiro foi tema de reuniões do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, com gestores das cidades de Morro do Chapéu e Jaguaripe. Os encontros foram realizados na sede da Setur, em Salvador. De acordo com informações fornecidas pelo Ministério do Turismo (Mtur) à Setur-BA, o processo de revisão do mapeamento, realizado a cada dois anos, deve ser realizado no segundo semestre. Atualmente o estado conta com 133 municípios no mapa.  

  

"A informação apurada junto ao Ministério é de que o novo mapeamento será feito no segundo semestre, então já estamos conversando com municípios que têm potencial reconhecido, mas que não entraram no mapa de 2019, para que se organizem a fim atender aos critérios exigidos para voltar ao mapa. O intuito é mostrar a força do turismo da Bahia", explica Fausto Franco.  

  

O secretário de turismo de Morro do Chapéu, Maurício Aguiar, enumerou uma série de ações em curso e planejadas para o desenvolvimento do setor e disse que o município já está articulado para atender às exigências do Ministério do Turismo. "Temos o plano municipal de turismo e estimulamos a adesão das empresas do setor turístico no Cadastur. O conselho foi aprovado na Câmara de Vereadores e já realizará reunião dentro de 15 dias", citou Maurício. Também participaram da reunião a secretária de Meio Ambiente Ana Raquel Cedraz e o empresário português Ricardo Duarte.  

  

O interesse de receber do Governo do Estado a área do Balneário do Tareco para concessão pela iniciativa privada, parcerias com o Senac e Sebrae para formação empresarial e da mão de obra, a catalogação de atrativos para formatação de roteiros e os preparativos para reconhecimento do geoparque pela Unesco estão entre os esforços empreendidos pelo município.  

  

Morro do Chapéu está localizado na Chapada Diamantina, a quase 1,3 mil metros de altitude. Seu clima ameno proporcionou a produção de uvas, vinhos e queijos em empresas que preparam receptivos para visitantes.  

  

Jaguaripe - Carlos Silveira, secretário de turismo de Jaguaripe, na Baía de Todos-os-Santos, também esteve reunido com Fausto Franco. O município saiu da versão 2019 do mapa, mas também já está em preparativos para atendimento às exigências do MTur. Ele destacou a importância das oficinas realizadas pela Secretaria de Turismo da Bahia junto aos municípios e câmaras técnicas para tirar dúvidas sobre o processo de ingresso e/ou manutenção no Mapa do Turismo Brasileiro.   

  

Na oportunidade, Franco e Silveira falaram sobre o andamento das obras do Prodetur, que vão fomentar os segmentos náutico e cultural na região.  

  

Mapa turístico - Além de reconhecer o potencial turístico de destinos brasileiros, o Mapa do Turismo Brasileiro auxilia no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como promoção e novos investimentos. Uma vez inserido no mapa, o município também se habilita a captar investimentos públicos com recursos federais. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.