12/04/2021 09:04

O Mundo de Frans Krajcberg faz cem anos

O Brasil tem uma oportunidade histórica de celebrar o amor pela natureza. Um momento único de prestar uma homenagem às nossas florestas, as mais lindas e provavelmente as mais ameaçadas do planeta.

O próximo dia 12 de abril marca o centenário do nascimento de Frans Krajcberg, artística plástico de origem polonesa que encontrou no Brasil a sua alma e a sua maior paixão: as florestas tropicais.

Numa união impecável entre ambientalismo e arte, Krajcberg encontrou a razão da sua vida ao perceber o perigo que ameaça as nossas florestas.

“Minha vontade era sair gritando ante as queimadas que destroem as florestas. Como seria confinado em um manicômio, decidi denunciar estes crimes por meio da arte”, disse ele na época.

O resgate dessa missão “Krajcberguiana” de lutar pelas florestas brasileiras com armas da arte é justamente a grande missão do centenário do nascimento do artista.

A festa começa com um trabalho do VJ SPETTO, ícone de Large Scale Projections no Brasil. O VJ criou uma série de imagens de obras de Krajcberg projetadas sobre grandes monumentos do país num ambiente virtual.

A programação completa das celebrações do centenário deste anjo da natureza inclui eventos, cursos, workshops, exposições e até, no melhor estilo Frans , o plantio de alguns jardins no processo que pode ser definido também como um esforço de “socientização” das pessoas.

Frans Krajcberg (1921 Kozienice -2017 Rio de Janeiro) - Foi um renomado escultor, pintor, gravador, fotógrafo e lutador incansável pela preservação do meio ambiente. Nascido em Kozienice, na Polônia, 12 de abril de 1921, em 1949 veio para o Brasil, onde posteriormente naturalizou-se.

Na década de 1960, morou no interior de Minas Gerais, em uma caverna, numa região de mineração em Itabirito, onde extraia os pigmentos naturais que usava em suas obras.

Ao visitar Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, o artista se encantou e decidiu lá viver até o fim da sua vida. Adquiriu 76 hectares de terra numa área de Mata Atlântica, construiu sua casa sobre uma árvore e continuou sua luta pela manutenção da vida.

Um ano de celebração - Os amigos de Krajcberg se uniram para celebrar no dia 12 de abril os 100 anos de seu nascimento, data de extrema importância para homenageá-lo.

A mobilização da população para inclusão e sustentabilidade, inclui a reunião de diferentes atores: Artistas, educadores, ativistas que ministrarão workshops, oficinas, conferências , debates online e inúmeras atividades de imersão em sua obra. Será um convite à reflexão e à interatividade nestes grandes encontros de solidariedade e conscientização humanitária, em favor do homem e da natureza através do amor, da vida e obra do artista plástico Frans Krajcberg.