12/04/2021 11:04

Grupo Prima entrega hotel e empreendimentos de Baixio em agosto

O grupo espanhol Prima já agendou para agosto a inauguração de um hotel butique no paradisíaco distrito de Baixio, no município de Esplanada, Litoral Norte. A informação foi passada ao secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, na última sexta-feira (09), pelo diretor responsável pela implantação do empreendimento, Rubem Escartim, durante visita ao município com o objetivo de mapear e roteirizar seus atrativos turísticos, com vistas a fomentar o turismo na região.

O hotel conta com 29 suítes e uma área comercial, além de um condomínio residencial. O investimento total da Prima na região chegará próximo de R$ 1 bilhão e metade disso já foi aplicado. Ao todo o projeto vai contar com: construção do Ponta de Inhambupe Residencial, Ponta de Inhambupe Hotelaria; Condomínio Residencial Rio do Boi e resort; Condomínio Villas de Esplanada; Condomínio Praias de Esplanada; e o Destino Baixio Premium, com quatro hotéis de luxo.

Segundo Fausto, a presença do Grupo Prima trará um novo tipo de turismo na região, com gasto mais elevado e movimentação econômica intensa.

Visita técnica a Esplanada - Um dos locais visitados foi a estação de trem de Esplanada, fundada em 1887, que ficou conhecida por ter sido locação para gravações da novela Tieta. O local será sede da secretaria municipal de Cultura e Turismo e também abrigará o museu arqueológico do município, patrocinado pela Prima. Dentre as peças arqueológicas encontradas em Esplanada estão desde urnas funerárias de tribos indígenas a cachimbos de origem africana. As peças foram tombadas pelo Iphan.

Atrativos religiosos e culturais também foram mapeados como parte do roteiro turístico da cidade, a exemplo do complexo que compreende o convento dos Capuchinhos e a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (1904), além da estátua do Cristo, considerada a maior da Bahia e segunda maior do Nordeste, a 30 metros do chão (13 de pedestal e 17 da imagem) e do cemitério fundado pelo beato Antônio Conselheiro, personagem central da Guerra de Canudos, no sertão da Bahia.

De acordo com o titular da pasta do Turismo do Estado, Fausto Franco, o mapeamento e a roteirização são fundamentais para a promoção do destino, aliados à qualificação da mão de obra, para oferecer um bom receptivo.

Visita técnica foi acompanhada pelo prefeito José Naudinho Alves e do secretário municipal de Cultura e Turismo Fabrício Pimenta.