05/05/2021 16:05

Prado quer reforçar identidade como destino turístico da Costa das Baleias

Projetos e ações para o desenvolvimento turístico do município de Prado, na Costa das Baleias (sul da Bahia), foram discutidos na manhã desta quarta-feira (5), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), em encontro entre o secretário Fausto Franco, o prefeito daquela cidade, Gilvan Santos, e sua equipe técnica.

“A região de Prado é muito bela, tem grandes atrativos de sol e praia, cultura e gastronomia, além do espetáculo das baleias, e precisa de atenção para oferecer um turismo realmente de qualidade, tendo em vista seu grande potencial”, afirmou Fausto Franco.

O trabalho de promoção do destino é uma das prioridades, segundo a secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Prado, Iracema Ribeiro, que também participou da reunião. A região se subdivide em quatro destinos principais - a sede Prado e Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau - que, de acordo com ela, precisam ter suas identidades trabalhadas individualmente.

“Prado ainda não tem esta identidade consolidada, ao contrário de Porto Seguro, que acaba atraindo todas as atenções”, afirmou Iracema. Entre os projetos, está a elaboração de um roteiro para desenvolver o turismo cultural, náutico e de experiência.

A região preserva importantes reservas indígenas e abriga o Parque do Descobrimento. Em Prado está também a praia do Caí, onde a frota de Pedro Álvares Cabral teria desembarcado. A temporada de acasalamento das baleias jubarte, que normalmente vai de junho a outubro, é uma das grandes alavancas do turismo da região.

“O turismo é a nossa bandeira principal e o encaramos com um olhar especial para colocarmos Prado como destino nacional e internacional”, afirmou o prefeito Gilvan Santos

A região apresenta ainda demandas como a dragagem e a construção de uma espécie de quebra-mar na entrada da Barra, onde o rio encontra com o mar e é ponto de atracagem de embarcações.