• banner gov

Notícias

11/06/2021 13:06

Abertas as inscrições para especialização para guias de turismo do NE


Começam nesta sexta-feira (11) as inscrições para o curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Cultural, oferecido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba -IFPB.  

 

As inscrições para as 592 vagas distribuídas entre os nove estados da Região Nordeste (são 122 para a Bahia) deverão ser realizadas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário eletrônico, disponível em https://concursos.ifpb.edu.br/

 
Para participar, o guia deverá estar registrado no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

 

 

Essa é a primeira especialização técnica do IFPB. Ocorrerá na modalidade EaD (ensino à distância) e será ministrada pelo Campus Avançado Cabedelo Centro, com um total de 200 horas. O quantitativo total de vagas foi determinado pelo Ministério do Turismo, de acordo com o número de profissionais guias de turismo habilitados pelo Cadastur. A seleção só admitirá a inscrição em apenas um estado. 

Um dos principais requisitos exigidos para a inscrição é que o candidato possua curso técnico em Guia de Turismo Regional. A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática cursadas no 1º e 2º ano do ensino médio, ou por meio de análise do desempenho das disciplinas citadas, conforme descritas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O IFPB reserva ainda 50% do total das vagas ofertadas para as ações afirmativas. 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.