07/07/2021 18:07

Ibirataia apresenta potenciais para investimentos turísticos

A Secretaria de Turismo do Estado recebeu nesta quarta-feira (7) a visita do vereador Márcio Fatel, de Ibirataia, na Costa do Cacau. Recebido pelo assessor de Planejamento e Gestão, Magno Lavigne, e pelo superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo, ele apresentou potenciais do município com vistas ao desenvolvimento de atividades turísticas.

Ibirataia tem entre seus principais atrativos a festa de São João. A gastronomia é outro forte da região, que se destaca ainda na produção de cerâmica e pela preservação de mata atlântica. Na produção agrícola o destaque é o cultivo de cacau e de banana. A cidade fica a 356 km de Salvador e tem como municípios limítrofes Ipiaú, Gandu, Barra do Rocha, Ibirapitanga, Ubatã, Apuarema, Itamari e Wenceslau Guimarães.

Na reunião, Márcio Fatel recebeu informações sobre os requisitos para um município ingressar no Mapa do Turismo. Com a previsão de abertura do processo de mapeamento pelo Ministério do Turismo (MTur) no segundo semestre, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) já atua junto aos gestores municipais a fim de prepará-los para o atendimento aos critérios para manutenção ou ingresso das cidades.

Realizado a cada dois anos, o mapeamento é um importante instrumento para a captação de investimentos públicos na esfera federal e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, a exemplo de promoção dos destinos e qualificação profissional, dentre outros aspectos.