• banner gov

Notícias

25/09/2022 15:09

Zona turística Baía de Todos-os-Santos ganha centro de pesquisa no combate ao coral-sol

A organização socioambiental Pró-Mar e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) firmaram parceria para proteger a zona turística Baía de Todos-os-Santos de um invasor letal: o coral-sol, espécie exótica que provoca a extinção de algas, esponjas e corais nativos. Para combater essa ameaça à biodiversidade da região, a Base Náutica de Itaparica, construída pelo Governo do Estado, ganhou um centro de pesquisa sobre a presença do coral-sol em alguns pontos da baía, inaugurado na última sexta-feira (23). 

 

"A Setur-BA foi sensível ao perigo que o coral nocivo representa e apoiou a criação dessa base de estudos, cedendo o espaço na marina de Itaparica.Vamos trabalhar duro para preservar as espécies nativas, com impacto no turismo de mergulho, além de incentivar a economia criativa, através da remoção correta do organismo invasor. Apesar dos malefícios, ele pode ser usado na ornamentação de aquários ou virar artesanato", explicou o presidente da Pró-Mar, Zé Pescador. 

 

Meio ambiente e cultura - No último fim de semana, a Setur-BA patrocinou eventos que movimentaram cinco zonas turísticas, com manifestações regionais e de conscientização ambiental. Em Salvador (Baía de Todos-os-Santos), foi realizado o 9° Festival das Baleias do Instituto RedeMar, em defesa da preservação dos oceanos e pelo estímulo ao turismo de observação das baleias-jubarte, no litoral baiano; e a corrida Ecotreino Parque das Dunas. No interior do estado, aconteceram festivais de cultura nos municípios de Nordestina e Ribeira do Pombal (Caminhos do Sertão), Paulo Afonso (Lagos e Cânions do São Francisco) e Maiquinique (Caminhos do Sudoeste). Ainda foram promovidas a Feira Gastronômica de Mutuípe (Caminhos do Jiquiriçá) e a Exposição Agropecuária de Euclides da Cunha (Caminhos do Sertão). 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.