• banner gov

Aviação

27/09/2022 15:09

Dia Mundial do Turismo é comemorado no Pelourinho em clima de crescimento no setor

O Pelourinho foi o local de Salvador escolhido para a comemoração pelo Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta terça-feira (27), ao som dos tambores do bloco afro Muzenza e com a participação de baianas típicas. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) festejou os bons resultados no setor, alcançados pela Bahia após a crise sanitária. 

 

No Museu Eugênio Teixeira Leal, a Setur recebeu autoridades e membros do trade turístico, para um balanço dos resultados nas 13 zonas que compõem o mapa do turismo baiano. A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Batalhão de Polícia Turística da PM (Beptur), a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), Salvador Convention Bureau, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estavam representados. 

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o turismo da Bahia cresceu  47%, mais que o dobro do índice nacional, que foi de 21%. A onda positiva continuou no primeiro semestre de 2022, com aumento de 38% nas atividades turísticas no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. A tendência é que a curva de crescimento seja contínua. 

 

"Com os novos voos regionais, nacionais e internacionais que a Bahia conquistou e a próxima temporada de cruzeiros marítimos, em associação com as ações de fomento do Governo do Estado, temos a expectativa que a alta estação vai trazer resultados expressivos para a nossa economia. Somente os cruzeiros devem trazer 500 mil passageiros, com a previsão de movimentar R$ 300 milhões", pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.  

 

Para o presidente da Abav-BA, Jean Paul Gonze, "esse evento no Dia Mundial do Turismo deve ser um marco para o novo momento no setor, após as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, com perspectivas de bons resultados, que já começaram a aparecer". 

 

"A cultura nunca esteve tão próxima do turismo como agora. Essa parceria com a Setur-BA tem proporcionado a descoberta de novas atrações, como os Homens de Barro de Ibirataia, exposição que vamos trazer para o Palacete da Artes, para estimular o turismo cultural", destacou a titular da Secult, Arany Santana.  

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.