• banner gov

Notícias

30/09/2022 15:09

Subúrbio Ferroviário de Salvador ganha roteiro de turismo de experiência

Que tal viver uma verdadeira experiência suburbana, com religiosidade, boa gastronomia, cultura e a vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos? Essa é a proposta do roteiro turístico Sabores e Vivências do Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), nesta sexta-feira (30), no Parque São Bartolomeu, uma das atrações da região.  

 

O trabalho foi desenvolvido por técnicos da Setur-BA e turismólogos, que identificaram os pontos com maior potencial de visitação. Entre os locais selecionados estão o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, o terreiro de candomblé Ilê Asé Ajunsun Benoy, Mirante de Plataforma, Associação Acervo da Laje, Mosteiro do Salvador, praia de Paripe e a Área de Preservação Ambiental (APA) Bacia do Cobre.  

 

"Passamos a oferecer uma nova opção aos visitantes que desembarcam em Salvador, no segmento do turismo de experiência, nesta região da cidade ainda pouco explorada. O Subúrbio tem uma história singular banhada pela Baía de Todos-os-Santos, recheada de manifestações religiosas e culturais, além de sua gastronomia peculiar. Agora, caberá às agências vender pacotes que incluam o novo roteiro, enquanto o Governo do Estado faz o trabalho promocional", explicou o titular da Setur-BA,  Maurício Bacelar.  

 

Para o coordenador do Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), Raimilton Carvalho, "esse roteiro foi um pleito da militância social, que a atual gestão da Setur-BA prontamente acolheu, no sentido de que a cadeia do turismo favorece o desenvolvimento local, gera oportunidades e dinamiza a economia, o que é motivo de celebração". 

 

Durante o evento, a secretaria entregou certificados de capacitação em Qualidade no Atendimento e Manipulação de Alimentos e Bebidas a 40 profissionais que trabalham na região. A cozinheira Valdelice Santana, de 54 anos, mora em Pirajá e mostrou otimismo. "Está difícil arranjar um curso, assim, 100% gratuito. Fiquei sabendo e trouxe outras três amigas. Creio que com essa capacitação poderei ir muito mais longe". 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.