• banner gov

Notícias

04/11/2022 10:11

Flica movimenta turismo cultural na região de Cachoeira

Promoção de destinos baianos, palestras e oficinas de turbantes compõem a programação da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), na 10ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), município da zona turística Baía de Todos-os-Santos. O maior evento do gênero do Norte-Nordeste foi aberto, na quinta-feira (3), e segue até domingo (6). Ele é realizado pela Fundação Hansen Bahia e tem como principal patrocinador o Governo do Estado.

 

Na Tenda Paraguaçu, que leva o nome do rio que banha a cidade, acontece o encontro de escritores regionais, nacionais e estrangeiros, onde a Setur-BA faz o receptivo aos participantes, com baianas típicas, fitinhas do Senhor do Bonfim e material informativo das 13 zonas turísticas do estado. O órgão promove palestras de historiadores sobre as características do Recôncavo, onde Cachoeira está localizada, e visitas guiadas aos principais atrativos da região, além de oficinas para o uso de turbantes, adereços que simbolizam a cultura afro-brasileira.

 

"Uma feira desse porte divulga a imagem do Recôncavo da Bahia, no Brasil e no exterior, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. Pela sua importância histórica, Cachoeira tem sido alvo de intervenções do Estado. Este ano, o município ganhou um moderno terminal náutico, o posto de atendimento ao turista e cursos de capacitação profissional, entre outras ações, que estão contribuindo para o sucesso da festa literária", destacou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, em visita à Flica.

 

O evento oferece ainda livraria, agenda infantil, espaço da literatura jovem, mesas de debates, exposições e apresentações artísticas. "Temos a expectativa que cerca de 80 mil pessoas circulem por Cachoeira, nos quatro dias da feira. Nossas atividades fortalecem a cultura e o turismo desse pedaço da Bahia tão emblemático", declarou o coordenador da Flica, Jomar Lima.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.