30/11/2022 13:11

UFBA lança curso na área de turismo sustentável em parceria com a Setur

O curso superior de tecnologia em gestão do turismo e desenvolvimento sustentável, na modalidade ensino a distância (EAD), foi lançado, nesta quarta-feira (30), pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia ( UFBA), no campus do Canela, em Salvador. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Serão oferecidas 200 vagas em cinco zonas turísticas, contemplando Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Camaçari (Costa dos Coqueiros), Itaberaba (Chapada Diamantina), Juazeiro (Vale do São Francisco) e Valença (Costa do Dendê), sendo 40 vagas para cada município.

A seleção dos candidatos será feita pela Setur-BA, por meio de chamamento público, entre servidores estaduais e municipais e profissionais da iniciativa privada, que estejam atuando no turismo. É preciso ter o ensino médio completo.

"Já tínhamos parcerias com o Sebrae e Senac, em capacitação turística, e agora estamos com a UFBA nessa formação superior, que era solicitada pelo trade, em sintonia com a política de desenvolvimento socioeconômico regional do Governo do Estado. Educação e turismo é a união que resulta na oferta de serviços qualificados", ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou do lançamento.

O novo curso terá duração mínima de dois anos e meio. A previsão é que as aulas comecem em março de 2023. Ele vai formar profissionais para o trabalho de análise, planejamento e elaboração de projetos sustentáveis, que tenham correlação com atividades turísticas.

"Existem outras possibilidades de formação em turismo, mas a da UFBA tem o diferencial de fazer um intercâmbio com a sociedade civil, além do corpo docente que reúne perfis de gestor e de pesquisador. Essa alavancagem só foi possível por causa da parceria com o Estado", afirmou o coordenador do curso, Ricardo Coutinho.