• banner gov

Notícias

19/12/2022 10:12

Estrada do Chocolate ganha mais projeção no turismo baiano

O Chocolat São Paulo 2022 - Festival Internacional do Chocolate e Cacau - foi encerrado, no último domingo (18), no Centro de Convenções Anhembi, na capital paulista, após quatro dias de exposições, workshops e acordos comerciais. O evento reuniu 168 marcas, com público de 15 mil pessoas e R$ 5 milhões em negócios. Entre os participantes, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promoveu os atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para a Costa do Cacau.

 

No estande da Setur-BA, os visitantes receberam informações sobre o roteiro da Estrada do Chocolate, localizada entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, no sul da Bahia. A programação inclui um tour por antigas fazendas de cacau, onde o turista tem contato com a cultura do fruto, desde o plantio até o aproveitamento das amêndoas para a fabricação de chocolate e outros derivados, como licor e geleia. Houve ainda a degustação de produtos gourmet.

 

"Eu não conhecia o chocolate baiano. Experimentei vários tipos e achei todos sensacionais. Pretendo conhecer o trabalho dos produtores e as famosas fazendas de cacau de Ilhéus", revelou o empresário Alexandre Carvalho, de Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

 

Já a modelo Camila Nascimento, que vive na capital paulista, tem planos de retornar à Bahia. "Na primeira vez, fiquei em Salvador e Morro de São Paulo. Na próxima, quero visitar a Costa do Cacau, para sentir de perto o que só vi em novelas".

 

O organizador do festival, Marco Lessa, ressaltou o impacto do setor chocolateiro na economia baiana. "Já são mais de 200 marcas de chocolate produzidas na Bahia, que geram emprego e renda e se tornaram atrações gastronômicas. Hoje, cerca de 40% dos turistas que chegam ao sul do estado foram atraídos pela história do cacau".

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.