• Setur

Notícias

11/01/2023 14:01

Em Salvador, Jerônimo participa de procissão marítima da imagem do Senhor do Bonfim

Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a procissão marítima da imagem peregrina do Senhor do Bonfim, que saiu da Basílica em cortejo até a Ponta do Humaitá, onde foi embarcada, e seguiu pelo mar até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A atividade faz parte da programação preparatória para a festa em honra ao Senhor do Bonfim, que acontece na quinta-feira (12).

Jerônimo destacou que a celebração do Senhor do Bonfim além de importante sob o aspecto religioso, tem grande apelo turístico e econômico para o estado. "O momento é emocionante e tem uma simbologia religiosa, além de turística. Mas acima de tudo, viemos pedir a Deus fé e muita força para que o Brasil continue unido contra a fome, contra o desemprego. A nossa missão é essa".

Durante o trajeto da procissão, a embarcação deu uma volta em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha, recordando o local que abrigou a imagem do Senhor do Bonfim, entre os anos de 1745 e 1754, quando foi levada para a igreja construída em sua homenagem, na Colina Sagrada. O cortejo seguiu em direção ao Porto da Barra, retornando para o Cais da Praça Cairu. Nesta quinta-feira, o cortejo com a imagem será conduzido da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

Todos os anos, a manifestação popular reúne grupos religiosos, artísticos, culturais, famílias e milhares de turistas, sendo segunda maior do estado, atrás apenas do próprio Carnaval de Salvador, ajudando a movimentar o turismo no verão da Bahia.

Ainda na manhã desta quarta-feira, o governador detalhou que a estratégia da Secretaria de Segurança Pública para a cobertura da festa ganhou novos contornos este ano por causa da repercussão dos atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília, no último domingo (8). "Eu determinei à Segurança Pública que ampliasse as forças aqui, sem perder de vista o interior. Nós estamos com a Inteligência trabalhando todos esses dias para que possamos garantir a pacificação da caminhada, não só no percurso, mas em toda a Bahia", salientou.

Turismo religioso e cultural

O titular da Secretaria do Turismo (Setur), Maurício Bacelar, ressaltou a importância da manifestação religiosa para a atração de turistas na cidade e a relevância de diálogo com o setor para garantir a manutenção da tradição. "No dia 12, que é o dia Lavagem do Bonfim, que é a parte popular da festa, a Secretaria de Turismo vai estar presente, chamando a atenção da festividade para o setor. Vamos estar juntos com todo o trade turístico, que sempre nos ajuda muito no fomento da atividade".

Para o secretário da Cultura (Secult), Bruno Monteiro, a festa, patrimônio imaterial da humanidade, "celebra o que existe de melhor na cultura baiana, carregando os mais belos traços, a fé, o amor, e a tolerância. E neste ano, ganha um significado ainda mais especial pelo centenário do Hino ao Senhor do Bonfim".


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.