19/02/2023 11:02

Com apoio da Setur-BA, bloco Me Deixe à Vontade leva inclusão para o circuito Osmar

Aos 70 anos, Antônio Jorge Alves é um dos foliões mais animados a desfilar no circuito Osmar (Campo Grande). Ele se movimenta com impulsos rápidos, balança de um lado e para o outro e não esconde o entusiasmo, enquanto o trio elétrico se aproxima. E tudo é feito sobre uma cadeira de rodas. Antônio é um dos dois mil integrantes do bloco Me Deixe à Vontade, que há 29 anos participa do Carnaval de Salvador reunindo pessoas com deficiência, familiares e simpatizantes.

"Este bloco, onde saio há 22 anos, é a minha vida, é o meu coração. A alegria é total, é a coisa mais linda que o Brasil tem, mas muitas pessoas não valorizam, porque os integrantes são deficientes. Nós somos guerreiros, vamos à luta, vamos dançar igual a todo mundo", declarou Alves.

Mantido pela Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), o bloco saiu no sábado (18) de Carnaval, puxado pela cantora Sarajane e com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). "Estamos juntos com a Abadef na realização do Carnaval da inclusão, que homenageia a fundadora da entidade, Luíza Câmara, porque precisamos promover a democracia e dar acessibilidade a todas as pessoas, especialmente as com deficiência", declarou a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, que participou do desfile.

A Setur-BA foi representada pela chefe de Gabinete, Giulliana Brito, que ressaltou "o caráter inclusivo da festa, com espaço para os mais diversos tipos de manifestação".

"Desfilar na avenida faz a gente sentir que também é parte desta grande festa popular que é o Carnaval da Bahia, e agradecemos muito o apoio que recebemos do governo", disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.