21/02/2023 15:02

Carnaval do interior lota hotéis em zonas turísticas

Salvador tem o maior Carnaval do mundo, mas a festa se espalha por toda a Bahia. Este ano, o Governo do Estado deu apoio a mais de 60 municípios para a realização da folia, que deve atrair no estado inteiro quase três milhões de visitantes, segundo estimativa da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

Em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, a folia tem mais de 70 atrações, como Margareth Menezes, Olodum e Tatau, e 60 blocos na Passarela da Cultura e nas localidades de Arraial D'Ajuda, Trancoso e Caraíva. A cidade está com ocupação hoteleira de 95%. "O Carnaval superou as expectativas porque havia a incógnita da retomada depois de dois anos e, com o apoio do Governo do Estado, ficamos fortalecidos para dar continuidade às atividades turísticas, que sustentam a economia da região", declarou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa. No município, a Setur-BA realiza uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes que procuram a região.

Em Itacaré, na Costa do Cacau, a ocupação nos hotéis é de 100%. O Carnaval no destino tem o desfile de blocos irreverentes e atrações musicais todas as noites, entre elas, o cantor Pablo.

No município de Maragojipe, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, a festa é marcada pela tradição dos mascarados e das manifestações populares. A cidade recebe visitantes e pesquisadores, atraídos pela cultura regional.

Outro Carnaval tradicional é o de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, onde o colorido das fantasias invade as ruas. A programação inclui lavagem do coreto e concurso de caretas e bonecos, além de atrações como o cantor Tairone. "Todos os hotéis estão cheios e muitas casas foram alugadas para o pessoal que veio de fora", comemora o secretário municipal de Turismo, Cícero Maia. Ainda na Chapada, o Carnaval de Palmeiras tem na programação Magary Lorde, Adão Negro, Filhos de Jorge e Filarmônica Santa Cecília.

O Barreiras Folia movimenta a zona turística Caminhos do Oeste, atraindo pessoas do Distrito Federal, Goiânia e Tocantins. Os hotéis da cidade baiana estão lotados.

Em Praia do Forte, no município de Mata de São João, na Costa do Coqueiros, o Carnaval à beira mar fez a ocupação hoteleira chegar a 95%. Na localidade, acontece também a pesquisa da Setur-BA sobre as características dos turistas que visitam o litoral norte. O levantamento inclui ainda Guarajuba e Arembepe (Camaçari) e Salvador.