• banner gov

Notícias

24/02/2023 14:02

Jaguaripe ganha terminal turístico e escola de tempo integral

Mais 520 estudantes baianos, desta vez do município de Jaguaripe, no baixo-sul, já podem se matricular na nova Escola Estadual de Tempo Integral Doutor Aristides Maltez. A unidade foi entregue nesta sexta-feira (24), pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Educação, Adélia Pinheiro, dos secretários do Turismo, Maurício Bacelar, e de Relações Institucionais, Luiz Caetano, alunos, professores e diretoria. Jerônimo também entregou um ônibus escolar e a reforma do terminal náutico no município.

 

"Só um governador professor, um governador pai sabe o que significa uma estrutura dessas: quadra poliesportiva coberta, campo society, um bom refeitório e teatro em um município de pequeno porte, que no passado não tinha oportunidade de ter uma escola como esta, com esse padrão. E não apenas na estrutura física porque também há investimento nos professores e programas estudantis na área de cultura, esportes e ciências", frisou.

 

Jerônimo ainda ressaltou que o Estado está voltado para fortalecer cada vez mais a educação baiana e que neste sentido anunciou, antes da agenda em Jaguaripe, que o resultado final dos processos seletivos destinados a professores da Educação Básica, Profissional e Indígena e para mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia na edição desta sexta-feira.

 

Para a construção da nova sede do colégio foram destinados R$ 8 milhões investidos na edificação de seis salas de aula, implantação de três laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, campo de futebol society, entre outros equipamentos.

 

Ensino em tempo integral

 

A meta de matrículas no ensino em tempo integral para este ano já foi ultrapassada, segundo a secretária Adélia Pinheiro. "Nós temos metas anuais, a deste ano era termos 58 mil matrículas em educação integral, nós passamos um pouco esse número. Nós já temos mais de 350 escolas oferecendo a educação em tempo integral por termos ampliado a nossa rede, com a construção de novas e adequação de unidades antigas. Com isso vamos ampliando até conseguirmos atingir 100% das nossas escolas e dos nossos estudantes em tempo integral".

 

O estudante Davi dos Santos Silva já está matriculado. Ele aposta no modelo de ensino em tempo integral e conta qual a diferença entre a escola onde estudava e a nova. "Antes a escola não tinha laboratório, a gente compartilhava um prédio do município. Hoje é bem melhor porque a gente tem uma estrutura melhor, laboratório, biblioteca, tem toda uma estrutura para a gente se formar e já procurar o emprego, já ter um bom futuro", perseverou.

 

Conexão marítima

 

A agenda do governador ao município também foi marcada pela a entrega da reforma do Terminal Turístico de Jaguaripe, obra com o investimento de R$ 2,2 milhões que incluiu a implantação um novo píer de atracação flutuante, requalificou os guarda-corpos do píer fixo existente e reconstruiu a rampa de lançamento. 

 

O titular do Turismo, Maurício Bacelar contextualizou que a entrega dessa obra integra um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer o turismo náutico na Bahia. "O governo tem obras e estações estruturantes em toda a Baía de Todos os Santos, são 11 obras de estrutura náutica e uma obra de cunho cultural, além de investimentos muito firmes na área cultural e ambiental. Hoje em Jaguaripe entregamos o terminal náutico que vai facilitar o acesso ao município e o desenvolvimento do turismo nessa região", detalhou.

 

Fonte: Secom



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.