17/05/2023 14:05

Setur-BA apresenta na Fecomércio ações de fomento ao turismo baiano

O titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, foi o convidado, na terça-feira (16), da Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), para falar sobre as ações da pasta no período pós-pandemia. Bacelar destacou o plano estratégico para a retomada das atividades no setor, com investimentos em infraestrutura, capacitação e qualificação, promoção dos destinos e biossegurança, além da captação de voos e cruzeiros marítimos para o estado.

Segundo o secretário, o trabalho resultou em índices de crescimento no turismo baiano, acima da média nacional. "Em 2021, a Bahia cresceu mais que o dobro do país; em 2022, as atividades turísticas no estado também superaram os resultados do Brasil; e, agora, nos primeiros meses de 2023, seguimos em rota de crescimento, na comparação com a média nacional", pontuou.

Bacelar também falou do esforço conjunto na Bahia, para que o setor se recuperasse rapidamente. "Tivemos a união dos poderes públicos, do trade turístico e da sociedade civil organizada, tendo à frente o Governo do Estado, e conseguimos trazer a movimentação nos aeroportos e hotéis para patamares iguais ou muito próximos aos registrados em 2019".

Após a apresentação, Bacelar discutiu com o colegiado avanços na cadeia produtiva do turismo. "Foi muito proveitosa a vinda do secretário, que detalhou as ações, durante e depois da pandemia, mostrando que é conhecedor do turismo e tem feito um trabalho brilhante. Ficamos satisfeitos", declarou o coordenador da Câmara Empresarial, Glicério Lemos.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, "a Secretaria de Turismo do Estado trabalha em sintonia com as entidades do setor, e o secretário tem demonstrado companheirismo, embora existam algumas dificuldades, que iremos superar, juntos".

"Importante ter a presença do secretário para nos atualizar e discutir as questões do empresariado do turismo, que foi destroçado na pandemia. Um debate transparente, em que ele se mostrou disponível para ouvir o segmento", ressaltou o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes.