• banner gov

Notícias

31/05/2023 16:05

Turismo comunitário da Bahia ganha impulso com criação de comitê gestor

As diretrizes para a instalação do Comitê Gestor do Turismo Comunitário da Bahia foram discutidas, na terça-feira (30), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. Criado pela lei estadual 14.126/2019, o comitê visa impulsionar, por meio da economia solidária, o segmento em que comunidades tradicionais organizam roteiros e prestam serviços aos visitantes, nas 13 zonas turísticas baianas. O encontro teve a participação dos membros do colegiado, composto de representantes da Setur-BA e de mais nove secretarias estaduais, das universidades Uneb e Ufba e de instituições da sociedade civil. 

 

Na oportunidade, foi indicado o levantamento de propostas para o Plano Plurianual Participativo (PPA), desenvolvido pelo Governo do Estado para a aplicação das políticas públicas. "A instalação do comitê vai auxiliar o governo no planejamento das ações para capacitar e qualificar as comunidades para receber os visitantes. O turismo de base comunitária é um segmento que reflete a multiplicidade de experiências que a Bahia oferece aos turistas", ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

 

Destaque na WTM Latin America 2023, a maior feira de negócios turísticos da América Latina, com o prêmio Gold de Turismo Responsável, a Rede Comunitária Batuc está otimista. "Essa discussão é um marco histórico na implementação da política pública para o turismo comunitário. A nova lei é um divisor de águas para a destinação de recursos, que vão permitir a realização de nossos projetos, além de abrir o diálogo entre o Estado e as entidades que protagonizam o segmento", pontuou Alberto Viana, um dos fundadores da Rede Batuc.

 

"Estamos comemorando a oportunidade de dialogar, de forma transversal, com todas as secretarias e entidades envolvidas com o nosso segmento, que precisava dessa valorização", completou o representante do quilombo Kaonge, Ananias Viana.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.