03/06/2023 15:06

Jornalistas de turismo conhecem ações da Setur para potencializar atrativos da Bahia

Para debater o desenvolvimento das atividades turísticas no Brasil, mais de 100 profissionais de imprensa de todo o país participaram do 1º Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). O evento foi aberto, na última quinta-feira (), na Casa do Comércio, em Salvador, e terminou, neste sábado (3), com uma visita à Sauípe, na Costa dos Coqueiros. A programação teve o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

Na sexta-feira (2), o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, foi entrevistado pelos jornalistas sobre as ações da pasta para o incremento do turismo na Bahia. "Falei como o turismo tem sido umas das prioridades do governo baiano, com bons resultados em infraestrutura, ampliação de voos e atração de visitantes. Aproveitei e convidei os congressistas para o São da Bahia, o maior e melhor do Brasil", relatou Bacelar.

"A Bahia é um exemplo de saber receber, é um case de sucesso no turismo, sempre se renovando. Seja no litoral ou no interior, o estado tem coisas lindas a oferecer", declarou a jornalista mineira Raquel Carvalho.

Para o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, "esse formato de entrevista coletiva no congresso deu uma melhor dinâmica à participação dos convidados, que puderam expor suas ações em um contato mais direto".

Ainda na sexta (2), os jornalistas almoçaram no restaurante-escola do Senac, no Pelourinho, e assistiram à apresentação do Balé Folclórico da Bahia, no Teatro Miguel Santana. Depois, eles visitaram o Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e a Igreja do Bonfim, na Colina Sagrada. O happy hour aconteceu na nova Marina da Penha, no bairro da Ribeira, que foi ampliada e requalificada pela Setur-BA.

A programação foi encerrada, no sábado (3), com visita a equipamentos culturais de Salvador e passeio por Costa do Sauípe, no litoral norte. "Considero que o congresso representou uma virada de chave para quem faz comunicação no turismo. Foram momentos de muita reflexão, para trazer a consciência sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além da necessidade de valorização do segmento. Em 2024, nosso encontro será em Natal, capital do Rio Grande do Norte", explicou a presidente da Febtur na Bahia, Heloísa Braga.