• banner gov

Notícias

15/04/2019 18:04

Turistas aprovam atuação do Batalhão de Policiamento Turístico


Milhões de turistas visitam a Bahia todos os anos. Para aumentar a segurança deste público, o Governo do Estado mantém o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur). Com policiais capacitados e bilíngues, a unidade também possui sede própria, inaugurada na Rua Fernando José Guimarães Rocha, em Jardim Pituaçu, na última quarta-feira (10). 

O policiamento turístico atua da Praia do Forte até o Bonfim. “Todo o policial da nossa unidade passa por uma reciclagem. Os oficiais passam por capacitação de gestão na segurança turística, os praças por um curso de policiamento turístico, ministrado não apenas por policiais militares, mas também por membros da Secretaria do Turismo do Estado e a participação do Sindicato dos Guias da Bahia”, explica o comandante do BEPTur, coronel Henrique Melo. 

Criado há quatro anos, o batalhão tem como objetivo atender turistas e realizar rondas em regiões que concentram esse público específico, não somente em postos turísticos, mas também em locais por onde passam turistas nacionais e internacionais, como o entorno dos hotéis e centros gastronômicos. 

Nesta segunda (15), o casal carioca Taciane e Tiago Souza conheceu o Centro Histórico e precisou do auxílio do BEPTur. “Eu tirei dúvida com o policial. É muito bom tê-lo por perto. Eu me sinto seguro aqui”, afirma Tiago. De acordo com Taciane, o casal passeou pela cidade à noite "e estava seguro. Hoje de dia, também pudemos andar em segurança. Nós precisamos de informações e os policiais foram cordiais. Tudo certo”. 

Os integrantes do BEPTur podem ser facilmente identificados pelo brasão pendurado no braço esquerdo. Eles são presença constante em diversos pontos turísticos da capital baiana, como Pelourinho, Mercado Modelo e Elevador Lacerda. “Trabalhamos com viaturas quatro rodas, motocicletas, veículos elétricos e policiamento a pé. Trabalhamos onde os turistas vão, de acordo com a demanda. Por exemplo, quando chega um navio, nós fazemos o planejamento de acordo com os locais que serão visitados pelos grupos de turistas”, acrescenta o coronel. 

A presença dos policiais militares em locais estratégicos tem proporcionado, inclusive, a segurança de quem trabalha no setor turístico, como o guia Lazaro Marrom. “O Governo do Estado vem fazendo um trabalho muito bom. Salvador depende dos turistas e os visitantes têm elogiado bastante o trabalho da Polícia Militar da Bahia. Nós, que trabalhamos com o turismo, dependemos dessa satisfação e percebemos isso, tanto no Carnaval, como no dia a dia. Os turistas se sentem seguros e voltam”, destaca Lazaro. 

O BEPTur possui ainda um posto de policiamento bilíngue no Aeroporto Internacional de Salvador, com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. As dúvidas e ocorrências com turistas podem ser resolvidas pessoalmente junto aos grupos de policiais nas ruas ou por meio do telefone (71) 3204-1232. 

Repórter: Raul Rodrigues / Secom
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.