• banner gov

Notícias

09/05/2019 17:05

Índios discutem fomento ao etnoturismo em visita à Setur


Representantes de povos indígenas da Bahia estiveram reunidos com o secretário estadual do Turismo Fausto Franco, nesta quinta-feira (9), para discutir demandas no setor turístico.

Questões como criação de uma casa de artesanato indígena, apoio a jogos e festivais, bem como a participação dos índios em eventos de promoção do destino Bahia em feiras internacionais de turismo integraram a pauta do encontro.

“Queremos implantar no setor de turismo iniciativas que valorizem o índio”, argumentou o cacique Juvenal Payayá, do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoíba).

Ele liderou, ao lado do coordenador de Políticas para Povos Indígenas, Jerry Matalawê, a comitiva de representantes de oito das 23 tribos indígenas que integram o Mupoíba na visita à Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

De acordo com o secretário Fausto Franco, a busca de parcerias no setor privado e junto a outras secretarias do Governo do Estado é uma das alternativas para viabilizar os pedidos da comunidade indígena.

O diálogo com o secretário fez parte de uma agenda de encontros que os índios, integrantes o 3º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, vêm mantendo com representantes de órgãos governamentais. Também participou da reunião a técnica da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, Tâmara Azevedo.

Repórter: Eduardo Bastos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.