• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Notícias

09/08/2019 14:08

Flipelô: Lançamento do livro 'Lendas Africanas dos Orixás' atrai turistas

A nova edição do clássico da mitologia dos deuses africanos - "Lendas Africanas dos Orixás",  foi lançada na noite desta quinta-feira(8), na Galeria Solar Ferrão, no Centro Histórico de Salvador.

O lançamento acontece dentro da programação da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que começou na quarta (7) e vai até domingo (11), com intensa programação cultural atraindo turistas para o centro histórico, a exemplo de José Wellington, que veio do Ceará direto para a Feira. Ele ressaltou que estava levando o livro para mostrar às filhas, "pois se trata de uma fonte muito importante de informação sobre os orixás, uma cultura que faz parte da formação do país".

A obra, que é assinada por Pierre Verge e Caribé, foi lançada pela primeira vez em 1985 e se tornou um dos títulos mais procurados por pesquisadores religiosos e interessados em assuntos da diáspora africana. O livro traz um compilado de lendas coletadas por Verger em 17 anos que viajou pela África Ocidental, desde 1948.

Flipelô

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Festa Literária Internacional do Pelourinho já está na sua terceira edição e leva não apenas turistas de outros estados mas também os moradores de Salvador vão ao Centro Histórico em função do apelo do evento.

Camila Costa, moradora de Salvador, foi até o Pelourinho por conta do evento e ainda adquiriu o  livro "Lendas Africanas dos Orixás". Ela conta que é a primeira fez que vai na feira e ressaltou a importância dessa valorização da história local. "Um evento desse é muito importante, gratuito, permite que as novas gerações conheçam nossa história". Além do lançamento do livro, ela acrescenta que "circulou bastante e assistiu palestras muito interessantes", concluiu a Camila.

Diversos espaços do Centro Histórico serão ocupados com uma programação cheia de literatura para todos os gostos e idades, além de apresentações teatrais, musicais, exposições e uma rota gastronômica. Realização da Fundação Casa de Jorge Amado e do Sesc, a 3ª edição da FLIPELÔ presta uma homenagem ao poeta Castro Alves. As atividades serão realizadas de forma gratuita e todos estão convidados.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.