• banner gov

Notícias

07/11/2019 17:11

Setur e Uneb assinam acordo inédito com Portugal para colaboração na formação turística



Um protocolo de colaboração envolvendo o Instituto de Turismo de Portugal, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi assinado nesta quinta-feira (7), em Lisboa.

O objetivo é firmar um acordo de cooperação  técnica, pedagógica e científica, utilizando a experiência do Turismo de Portugal, para o desenvolvimento na Uneb de um novo polo universitário dedicado exclusivamente  à formação para as atividades turísticas.

“Portugal é um exemplo de experiência bem sucedida no turismo, possui escolas de excelência nesta área e pode nos ajudar muito com este conhecimento para a formação dos nossos profissionais”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, que assinou o protocolo junto com o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, e o presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O acordo prevê cooperação sobretudo na formação em Hotelaria, Restauração e Turismo. Engloba as esferas da formação inicial e contínua, formação de professores, intercâmbio documental, divulgação e troca de informação, programas de intercâmbio de professores , desenvolvimento curricular e outras formas de colaboração institucional.

A diretora de formação de turismo de Portugal, Ana Paula Pais, explica que as instituições envolvidas poderão também aprofundar a análise da viabilidade de diversos  tipos  de colaboração, a exemplo de programas de intercâmbio de alunos, formação à distância na Uneb e nas Escolas do Turismo de Portugal e estágios em empresas do setor do Turismo no Estado da Bahia e em Portugal. 

" O turismo de  Portugal tem uma rede de escolas, hotéis e restaurantes , por isso podemos desenvolver muitas ações em conjunto para capacitar os profissionais de turismo da Bahia", afirma. 

O reitor da Uneb, José Bites, destacou que, embora a Universidade já possua um curso de turismo,  "essa expertise de Portugal vai contribuir muito para qualificar o setor aqui na Bahia, considerando a possibilidade de aliar teoria e prática em hotéis e restaurantes escolas daquele país". E acrescentou a importância da Setur neste processo, "porque vai nos dar o subsídio do setor, inclusive para ampliarmos os projetos de qualificação para outras áreas do turismo",  concluiu o reitor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.