• banner gov

Notícias

04/12/2019 11:12

Festa de Santa Bárbara inicia calendário de festejos populares na Bahia


  

O período de festejos populares na Bahia foi aberto nesta quarta-feira (4), com a tradicional festa de Santa Bárbara, que no candomblé é Iansã. O Largo do Pelourinho ficou lotado de devotos e turistas que vieram participar da missa campal.


A Festa de Santa Bárbara é organizada pela Irmandade dos Homens Pretos, responsável pela Igreja do Rosário dos Pretos, que fica no Pelourinho. O evento tem apoio do Governo do Estado e envolve a Secretaria de Cultura através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac) e Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).


Além do Largo do Pelourinho, o Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água serão palcos de shows gratuitos até as 21h30.

 

Após a missa campal, o público saiu em procissão acompanhando a imagem de Santa Bárbara e mais sete santos. O destino final foi o quartel do Corpo de Bombeiros na Barroquinha. A santa é padroeira da corporação. No local também é servido o tradicional caruru de Santa Bárbara que neste ano foi para 1.500 pessoas.

 

Secom / Setur


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.